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Capa Economia Economia Brasileira

Demanda da micro e pequena empresa por crédito tem leve avanço

REDAÇÃO por REDAÇÃO
24/11/2017
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 3 minutos
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Roque Pellizzaro Junior: “Se realizado de maneira planejada, o crédito pode ser uma via de desenvolvimento da empresa" (Foto: Elza Fiúza/ABr)

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Dados do indicador mensal calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) mostram que a intenção dos micro e pequenos empresários (MPEs) em procurar crédito pelos próximos 90 dias subiu de 10,4 pontos em setembro para 13,0 pontos no último mês de outubro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, também houve um leve crescimento, uma vez que o índice se encontrava em 12,3 pontos. A escala o indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, maior é a propensão desses empresários a procurarem crédito e, quanto mais próximo de zero, menos propensos eles estão para tomar recursos emprestados para os seus negócios.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti os empresários estão preferindo evitar compromissos de longo prazo. Ainda assim, os dados mostram uma pequena melhora neste fim de ano, tendo em vista a recuperação de outros índices econômicos, como o reaquecimento das vendas no varejo, a estabilização do desemprego e os juros menores. “A estabilidade do indicador é um sinal positivo, pois evidencia que a confiança dos empresários de menor porte parou de cair”, afirma a economista.

Apenas 9% dos micro e pequenos empresários pretende tomar crédito

De acordo com o levantamento, apesar da melhora do indicador, em termos percentuais, somente 9% dos micro e pequenos empresários das capitais e do interior do país manifestam a intenção de buscar crédito no horizonte de três meses. Oito em cada dez (84%) empresários consultados não possuem interesse em contratar qualquer linha de financiamento para seus negócios e 6% ainda não sabem. Conseguir manter o negócio com recursos próprios é a principal razão apontada por aqueles que não pretendem buscar recursos de terceiros (39%). Além desses, 26% mencionam as altas taxas de juros e 15% dizem estar inseguros com as condições econômicas do país.

De acordo com o indicador do SPC Brasil e da CNDL, pouco mais de um terço (34%) dos empresários ouvidos consideram que atualmente está difícil ou muito difícil ter crédito aprovado. Os que consideram o processo fácil somam 20% da amostra. Segundo os entrevistados, as modalidades de crédito mais complicadas de serem contratadas são empréstimos em instituições financeiras (26%), financiamento (17%) e crédito junto a fornecedores (8%). Além disso, as principais razões para a dificuldade de se obter esse dinheiro extra são o excesso de burocracia (46%) e juros elevados (37%).

“Se realizado de maneira planejada, o crédito pode ser uma via de desenvolvimento da empresa. Políticas que reduzam o custo do crédito e retirem os entraves para contratação, sem aumentar o risco dos bancos, podem traduzir-se em oportunidade de expansão de muitos negócios. Infelizmente, a relação do micro e pequeno empresário com o sistema de crédito é muito distante, seja por falta de conhecimento, seja por considerar o processo de contratação difícil e custoso”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Intenção de investimento sobe para 33,2 pontos

Outro indicador apurado pelo SPC Brasil e pela CNDL é o de Propensão à investimentos das micro e pequenas empresas. Nesse caso, também houve um crescimento na comparação entre outubro deste ano com o mesmo mês de 2016. Na escala do indicador, que varia de zero a 100, ele passou de 25,5 pontos para 33,2 pontos em 12 meses, o que configura um avanço de 7,7 pontos. Já na comparação mensal, a alta observada foi de 5,1 pontos, uma vez que o índice cresceu de 28,1 para os atuais 33,2 pontos na escala.

Apesar do avanço do indicador, em termos percentuais, os que não pretendem investir somam 59% do total. Entre esses entrevistados, a maior parte justifica-se dizendo não ver necessidade de investir (46%). Para 21% a principal razão é o fato de o país ainda estar em crise, enquanto 10% citam a falta de recursos. Outros 16% dizem ter investido recentemente e que aguardam o retorno do investimento.

Dentre os empresários que demonstram a intenção de investir (31%), os investimentos mais citados são em ampliação de estoques (38%), reforma da empresa (31%), compra de equipamentos e maquinários (23%) e divulgação da empresa por meio de propaganda e comunicação (19%). A maior parte desses empresários (48%) diz que vai investir com o objetivo de aumentar as vendas.

Para quem vai investir, o capital próprio aparece como o principal recurso. A maioria (60%) desses empresários usará o dinheiro do próprio bolso, seja na forma de aplicações ou investimentos (46%) ou então a partir da venda de algum bem (14%). Há ainda 19% que mencionam o empréstimo em bancos e financeiras. Quando questionados do motivo de utilizar capital próprio para investir no negócio, a maioria desses empresários justificou o fato de os juros bancários serem muito elevados (67%).

Tags: CNDLSPC Brasil
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