BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

E-commerce do Magalu cresce 73% e brilha no primeiro trimestre

REDAÇÃO por REDAÇÃO
26/05/2020
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0

Magazine Luiza é hoje uma das maiores redes de varejo do país (Foto: Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

O Magazine Luiza, uma das maiores plataformas digitais do varejo brasileiro, acaba de informar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2020. Apesar do impacto do combate à pandemia de covid-19, que levou ao fechamento de todas as lojas físicas a partir de 20 de março, o Magalu voltou a registrar um crescimento expressivo no período – desempenho acelerado nos meses de abril e maio.

Entre janeiro e março, as vendas totais do Magalu atingiram R$ 7,7 bilhões, expansão de 34% em relação ao mesmo período do ano passado. O e-commerce da empresa – composto por site, superapp, marketplace e as operações de Netshoes, Zattini, Época Cosméticos e Estante Virtual – conquistou o maior crescimento do varejo: 73%. Com isso, as vendas digitais passaram a representar 53% do faturamento total do Magalu. As vendas nas unidades físicas teriam crescimento de 8%, não fosse o fechamento total da operação física a partir de 20 de março. (As vendas totais seriam R$ 500 milhões  maiores, caso o fechamento não tivesse ocorrido.)

O Ebitda Ajustado (lucro antes de impostos, amortizações e depreciações) foi de R$ 273,9 milhões, com margem de 5,2%. Mesmo com investimentos para garantir crescimento exponencial, melhorar os indicadores de qualidade de atendimento e combater os efeitos da pandemia, o Magalu fechou o primeiro trimestre com ano com um caixa de R$ 4,6 bilhões d – 155% superior na comparação anual. Além disso, a Companhia concluiu, no início de abril, uma emissão de debêntures de R$ 800 milhões, elevando sua posição de caixa total para R$ 5,4 bilhões.

Vendas disparam em maio

Nos primeiros 20 dias de maio – em meio ao agravamento da crise da covid-19 no Brasil e com a maioria lojas físicas ainda fechadas – as vendas totais do Magalu cresceram 46% em relação ao mesmo período de 2019. (Os números passaram pela verificação dos auditores da KPMG.) O resultado é explicado, sobretudo, pelo desempenho recorde do e-commerce: 203%.

A operação digital de estoque próprio (1P) avançou 194% nesse período, com destaque para as vendas de produtos da categoria mercado – itens de higiene pessoal, limpeza, bebidas, entre outros -, que se tornou uma prioridade da companhia a partir do início da pandemia e cujos produtos vendidos são entregues em até 48 horas, com frete grátis.

O marketplace (3P) – formado por 26 000 sellers, que já oferecem 16 milhões de itens – cresceu 229% nos primeiros 20 dias de maio. “Isso é reflexo de nossa estratégia de transformar o Magalu em um plano no universo do e-commerce”, diz Frederico Trajano, CEO da companhia. “Os ciclos nos quais, primeiro, tínhamos uma operação de e-commerce lucrativa e, depois, nos posicionamos como uma empresa digital ficaram para trás. O Magalu rapidamente vem se transformando num ecossistema digital. É algo muito mais amplo, com enorme potencial. Queremos ser o sistema operacional do varejo brasileiro.”

Parceiro Magalu

O Magalu chegou ao final do primeiro trimestre deste ano com 26 milhões de novos clientes, 26.000 sellers e 16 milhões de produtos em seu marketplace. O número de categorias foi ampliado, graças a parcerias com novos fornecedores como Ambev, Unilever e L’Oreal, entre outros. Em março, com a evolução da covid-19 no país, a companhia lançou, em tempo recorde, o programa Parceiro Magalu. O objetivo, em linha com com o propósito de inclusão digital da companhia, é abrir a plataforma digital para micro e pequenos empresários de todo o país que, com o isolamento social, ficaram repentinamente sem clientes e renda. Ao se juntarem ao marketplace, esses empreendedores voltam a ter acesso ao mercado e podem usar as ferramentas digitais desenvolvidas pelo Luizalabs para o Magalu. Desde então, 20.000 novos parceiros se inscreveram na plataforma.

No primeiro trimestre, o marketplace Magalu atingiu R$ 1,2 bilhão   em GMV – um crescimento de quase 185%. Com isso, o marketplace passou a representar cerca de 30% do e-commerce total. De janeiro a março de 2020, os sellers do Magalu no marketplace venderam mais que no último bimestre de 2019, quando ocorreram dois dos principais eventos anuais do varejo: a Black Friday e o Natal.

Um dos motores desse crescimento é o Superapp Magalu. O aplicativo de vendas chegou ao final de março com 21 milhões de clientes mensais ativos. O Magalu também avançou com a estratégia do Magalu ao seu Serviço (MasS). Nos primeiros três meses, a companhia concluiu a implementação do Magalu Pagamentos. Os mais de 26.000 parceiros do marketplace podem antecipar seus recebíveis com taxas inferiores às do mercado. A empresa atingiu a marca de R$ 500 milhões   no volume total de pagamentos. Com isso, protocolou o pedido no Banco Central para se tornar uma instituição de pagamento regulada. A partir daí, será possível acessar diretamente o sistema de pagamentos brasileiro e ampliar ainda mais as possibilidades de novos produtos e serviços na plataforma.

Também central para o MasS, o Magalu Entregas, plataforma de soluções logísticas, já é a escolha de 80% dos sellers. Cerca de 450 são atendidos pela Malha Luiza, no modelo de cross-docking, com menores prazos e custos de entrega. Hoje, 20% das vendas do marketplace são entregues pela Malha Luiza e pela Logbee.

As 1.157 lojas físicas, transformadas em mini-centros de distribuição, continuaram a ser cruciais, ainda que com as portas temporariamente fechadas. As reservar 30% do espaço dos pontos físicos a estoques, o Magalu acelerou a implantação do “ship from store” – central para suportar o crescimento das vendas online. Hoje, mais de 600 lojas entregam diretamente ao consumidor. Graças aos investimentos em logística, tecnologia e à expansão das lojas físicas, 64% das entregas do trimestre foram realizadas em até 48 horas.

Tags: Covid-19MagaluMagazine Luiza
Artigo Anterior

Governo vai contratar 5,1 mil profissionais para ações contra covid-19

Próximo Artigo

Universidade baiana abre processo seletivo para professores

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem contando cédulas de real
Economia

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Pessoas caminhado
Economia

Desemprego no trimestre cai para menor taxa da série histórica

Próximo Artigo

Universidade baiana abre processo seletivo para professores

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Peça do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Salvador celebra o Novembro Capital Afro com Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Barco F333 GT Fibrafort

Maior fabricante de barcos da América Latina confirma sua estreia no Salvador Boat Show

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Peça do The Latvien Talks

The Latvian Talks recebe Fabi Maimone e Carlinhos Brown em edição especial sobre liderança criativa

ônibus elétrico

Salvador é única cidade da América Latina entre as 11 do mundo que mais reduziram emissão de carbono, aponta relatório do C40

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Homem contando cédulas de real

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Peça do The Latvien Talks

The Latvian Talks recebe Fabi Maimone e Carlinhos Brown em edição especial sobre liderança criativa

ônibus elétrico

Salvador é única cidade da América Latina entre as 11 do mundo que mais reduziram emissão de carbono, aponta relatório do C40

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Homem contando cédulas de real

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.