O setor de saúde na Bahia tem ganhado cada vez mais destaque na economia do estado. Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o setor já representa 6,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da economia estadual.
Essa alta na participação do setor de saúde no estado é resultado de um foco crescente da população por um modelo de vida mais saudável. Como resultado desse movimento, a procura por produtos e serviços relacionados à saúde elevou a importância de itens como suplementos dentro do consumo local, o que transformou o cenário econômico da região.
O fortalecimento da saúde como motor econômico baiano.
Além da presença cada vez maior do setor de saúde na economia, a Bahia também presenciou grandes aportes no segmento. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), desde 2023 o estado já destinou cerca de R$ 29 bilhões para ampliação da oferta de serviços, redução de desigualdades e aceleração ao acesso de exames, consultas e cirurgias.
Mesmo esses investimentos terem como foco a melhoria nos indicadores de saúde da população, ela também acaba reverberando em inúmeras cadeias produtivas. Com isso, desde a indústria de equipamentos médicos, até empresas de tecnologia e prestadores de serviços hospitalares, sentem os impactos positivos desses aportes.
Salvador: o epicentro dos negócios em saúde no Brasil
A capital baiana, Salvador, tem ganhado cada vez mais destaque como um polo de excelência no setor da saúde. Grande parte desse impulsionamento se deu pela duplicação de hospitais como o São Rafael, além da construção de novas unidades voltadas para isso, como o Hospital Aliança Star.
Acaba-se formando uma combinação de fatores, com esse cenário em vista que é extremamente favorável para o setor. Como resultado, são implementados incentivos, como a redução do Imposto sobre Serviços (ISS) para 2%, o que fez com que o setor de saúde respondesse por 22% da arrecadação do imposto em todo o município.
O impacto no comércio e a ascensão dos produtos de bem-estar
Além da arrecadação de impostos, o crescimento no setor de saúde também impactou diretamente o comércio local. Com o aumento na conscientização sobre a manutenção de um estilo de vida mais saudável, o comércio viu uma alta na demanda por produtos e serviços relacionados, gerando mais movimento em inúmeros varejos voltados ao segmento.
Como resultado, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) apontou que até setembro de 2025, Salvador registrou 1.671 academias, superando o número de farmácias na cidade, que chegam a 1.597 na região. Isso mostra o quanto as pessoas têm procurado mais por estilos de vida mais saudáveis, do que necessariamente por medicamentos pontuais.
Esses números ajudam a entender porque os produtos ligados a bem-estar e nutrição, como suplementos, são encontrados com frequência nas prateleiras dos comércios. Isso porque a busca por uma vida mais saudável gera um maior interesse por vitaminas, minerais, proteínas, que podem ajudar na performance física, recuperação muscular e manutenção da saúde.
Apesar de não existirem números consolidados, era esperado que o mercado de suplementos alimentares ultrapassasse a marca de US$ 252 bilhões em 2025, com projeção de crescimento anual de aproximadamente 7,5%. Somente esse dado, já ajuda a entender o quanto esse item tem ganhado espaço no mercado não apenas de Salvador, mas de todo o Brasil.
O futuro da saúde e do consumo na Bahia
Para os próximos anos, é esperada uma continuidade nesta taxa de crescimento. Com a integração cada vez maior entre o governo do estado, o setor privado e as instituições de ensino, é projetada uma manutenção desse dinamismo econômico-social que tem gerado a expansão do segmento da saúde na Bahia.
Portanto, com a consolidação de novos projetos, além do fortalecimento das políticas públicas, o estado tem se posicionado cada vez mais como um hub de inovação e desenvolvimento em saúde. Consequentemente, a população baiana tem visto os reflexos positivos em toda a sua economia e no comportamento de seus cidadãos.
Leia mais:
























