Nos últimos anos, a WDC Networks, empresa que atua na soluções de tecnologia da informação, comunicação e energia solar, tem consolidado a sua presença na Bahia como um dos principais players no setor, especialmente com a expansão de suas operações em Ilhéus e Simões Filho. A empresa, que gera cerca de 250 empregos diretos e indiretos na região, aproveita os incentivos fiscais do estado e sua posição geográfica estratégica para fortalecer sua atuação, resultando em um crescimento significativo no faturamento. Nesta entrevista ao BA DE VALOR, o CEO e fundador da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri, conta como a empresa tem se destacado na implementação de soluções tecnológicas personalizadas e pelo foco na excelência do atendimento ao cliente, que refletem o compromisso da empresa com a qualidade, inovação e sustentabilidade, pilares que sustentam o crescimento contínuo na Bahia e no restante do país.
BADEVALOR – Considerando o crescimento da WDC Networks na Bahia e a expansão dos seus serviços, como a empresa tem conseguido equilibrar a demanda por soluções customizadas com a necessidade de manter a qualidade do atendimento ao cliente, especialmente na área de pós-venda?
Vanderlei Rigatieri – Com um olhar mais próximo nas diversas demandas dos clientes e nas tarefas dos nossos colaboradores, criamos ferramentas customizadas, como bots, apps e automações em nuvem, desenvolvidas sob demanda para enfrentar nossos desafios seguindo as regras do nosso negócio. Isso nos permite maximizar a performance das equipes de Suporte e SAC, equilibrar o aumento da demanda com o desenvolvimento de novas habilidades mantendo a qualidade e garantindo que nossos serviços atendam e superem as expectativas dos clientes.
BV – A Bahia tem sido um estado estratégico para a WDC. Quais os principais fatores que contribuíram para o sucesso da empresa na região, e como a localização das unidades em Ilhéus e Simões Filho tem impactado positivamente a operação?
VR – O Governo da Bahia oferece diversos incentivos fiscais para empresas que se estabelecem na região, o que resultou em uma economia significativa nos nossos custos operacionais e que viabilizaram a nossa vinda para a Bahia há 20 anos. Além disso, a Bahia está situada em uma posição geográfica privilegiada e estratégica, com fácil acesso ao Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Isso facilita a distribuição de produtos para diversas regiões do país, além de ter um eixo rodoviário importante que nos conecta com todas as BRs que cruzam o nosso país. Contamos com um aeroporto internacional em Salvador, que também nos auxilia no envio de pedidos mais urgentes.
O estado possui importantes portos, como o Porto de Salvador e o Porto de Aratu, que são fundamentais para o comércio internacional. A curta distância destes portos faz com que tenhamos um frete In bound muito competitivo. Outro fator importante é a oferta de mão de obra. Na Bahia temos essa crescente oferta de mão de obra qualificada, especialmente em áreas como logística e gestão de cadeia de suprimentos, graças a instituições de ensino e programas de capacitação locais.
BV – O desenvolvimento do sistema interno para gestão de chamados e informações dos clientes foi um grande passo para a otimização dos processos. Quais foram os principais desafios para a implementação desse sistema e como a equipe de pós-venda se adaptou a essa nova ferramenta?
VR – Daniel Martins, gerente de Fábrica de Ilhéus, criou ele mesmo as aplicações personalizadas que otimizam nossos processos de gestão de chamados e informações dos clientes, enquanto gestor e desenvolvedor cidadão.
Utilizando plataformas no-code e low-code, ele desenvolveu essas ferramentas sob medida para atender às necessidades específicas das equipes, o que facilitou a adoção e reduziu os desafios que normalmente surgem com novas implementações, justamente por não precisar que as equipes se adaptem a um software genérico de mercado. A transição foi fluida e como resultado, tivemos mais tempo para focar no atendimento ao cliente, sem interrupções significativas.
O Daniel agora olha para a próxima etapa dessa jornada, que é expandir o conceito de desenvolvimento cidadão e compartilhar o conhecimento com toda equipe, algo que incentivamos muito. A proposta é capacitar mais colaboradores para que eles também possam criar soluções que atendam às suas necessidades e, assim, continuarmos a melhorar nossos processos com agilidade e inteligência.
BV – Quantos empregos gera e como a WDC Networks está investindo em capacitação e desenvolvimento dos seus colaboradores para atender às necessidades do mercado e garantir a excelência nos serviços prestados?
VR – Geramos cerca de 100 empregos diretos e mais de 150 indiretos nas duas unidades baianas. A WDC Networks, certificada pela ISO 9001, tem o compromisso de manter seus colaboradores sempre atualizados em relação às demandas do mercado, tecnologias emergentes e desenvolvimento de habilidades. Alinhado a isso e diante da evolução constante da tecnologia, estamos continuamente buscando certificações oferecidas por nossos fornecedores, garantindo a qualificação técnica e a confiança para o atendimento ao cliente.
Nossa equipe de SAC passa regularmente por cursos de atualização em áreas como inteligência emocional, comunicação e outras soft skills essenciais. Também oferecemos um programa de idiomas para os colaboradores que precisam manter contato frequente com fornecedores internacionais, assegurando a excelência na comunicação e no relacionamento.
BV – Quais os principais gargalos que a WDC Networks enfrenta atualmente na área de pós-venda, e quais são as estratégias da empresa para superar esses desafios e garantir a satisfação dos clientes?
VR – Com a crescente demanda por tecnologias mais robustas, o maior gargalo enfrentado pela equipe de pós-venda é o tempo. Embora não possamos controlar o tempo ou prever o futuro, estamos adotando estratégias para contornar estes desafios. Atualmente, estamos testando a implementação de IA Generativa em nossos canais de atendimento. Nossos analistas de suporte, que possuem profundo conhecimento das soluções utilizadas pelos nossos clientes, atuarão como tutores dessa Gen AI, ajustando o contexto para garantir um atendimento assertivo e eficiente.
Com essa integração, nossos colaboradores terão mais tempo para se dedicar a novas certificações, à criação de conteúdos e principalmente, ao seu crescimento pessoal e profissional.
BV – Considerando a importância da sustentabilidade nas empresas, como a WDC Networks integra os princípios ESG em suas operações na Bahia, e quais os próximos passos da empresa nessa área?
VR – A WDC já nasceu com o DNA de cuidado com o meio ambiente e o fazia mesmo quando a sigla ESG ainda não era utilizada. Trabalhamos na conscientização de nossos colaboradores e sociedade sobre a importância de cuidar do nosso planeta, fruto da preocupação da WDC com qualidade de vida das próximas gerações.
Temos ações ambientais concretas em nossas plantas, como a utilização de energia limpa (eólica e fotovoltaica), tratamento de águas pluviais, tratamento de efluentes, cuidado e preservação das áreas de mangues ao redor na nossa Matriz em Ilhéus.
Para manutenção dessas ações, continuaremos com a certificação ISO 9001 associada à ISO 14001, que garante a nossa operação estruturada e padronizada de cuidado para com o meio ambiente, além do aumento da geração de energia fotovoltaica da nossa Matriz, fazendo com que todo o consumo de energia da fábrica seja proveniente de Energia Limpa e Renovável ainda em 2024.
BV – Quais são as perspectivas de crescimento da WDC Networks na Bahia nos próximos anos, e como a empresa pretende se posicionar no mercado diante da crescente competitividade do setor de tecnologia?
VR – Por sermos uma empresa de capital aberto, vamos optar por não dar nenhum tipo de guidance ao cenário na Bahia. Para a segunda parte da pergunta, reforçamos o posicionamento de mercado que adotamos em 2024: focar em soluções. A WDC deixou de focar na venda apenas do produto para oferecer soluções completas, atendendo à demanda do cliente de ponta a ponta. Entendemos que nosso portfólio pode atender de forma bastante aderente e com soluções sob medida as mais variadas verticais de mercado, como por exemplo: Varejo, Instituições de Ensino, Rodovias, Portos e Aeroportos, Entretenimento, Hospitality e outros.
Leia também: Construtora Tenda dispõe de 60 vagas na Bahia