A forma como as pessoas trabalham e estudam mudou muito nos últimos anos, processo que foi ainda mais acelerado devido à pandemia. O aumento do trabalho híbrido e a procura pelo ensino à distância reforçou a busca por espaços colaborativos que oferecem flexibilidade, tecnologia e dinamismo para o exercício das atividades profissionais e para o estudo.
Há espaços de coworking que ofertam estrutura para profissionais de diferentes áreas possam desempenhar suas atividades; e até mesmo lojas que funcionam em parceria e dividem o ambiente para a venda de produtos.
Essa realidade chegou também no ensino superior. Em Cajazeiras, a Unijorge inaugurou o primeiro campus Collab da Bahia. É um campus com um conceito inovador onde os estudantes podem contar com espaços colaborativos que estimulam a integração, o networking. É uma estrutura com computadores, internet gratuita e locais para reunião que permitem que o estudante possa ter sala de aula e escritório em um só lugar.
É o caso da estudante Ângela Freire, do curso EAD de Ciências Biológicas do campus Collab Camaçari, que utiliza o espaço para estudar as matérias e para o trabalho. “Eu gosto muito da estrutura porque consigo manter o foco e é ótimo para fazer as atividades em grupo. Procuro conciliar também para resolver algumas questões profissionais, pois otimizo meu tempo sem precisar fazer deslocamentos”, diz. Em Camaçari fica a segunda unidade Collab.
Nas unidades são oferecidos cursos EAD e semipresenciais, para atender a demanda por ensino superior de qualidade em modalidades que oferecem flexibilidade, são acessíveis para os estudantes em um campus que possibilita um molde mais dinâmico para que os alunos exerçam suas atividades com maior produtividade.