A Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) – principal fornecedora de ferroligas do Brasil e única produtora de ferrocromo das Américas – está com inscrições abertas até 5 de setembro para a chamada nacional de inovação aberta a projetos que apresentem soluções para redução de finos de biorredutor (carvão vegetal). A empresa, que vai oferecer um mês de aceleração totalmente gratuita, aceitará tanto propostas de ideias que podem se tornar um projeto de desenvolvimento tecnológico quanto startups que já tenham produtos prontos na prateleira. As inscrições podem ser feitas aqui.
O Ferbasa Insight é uma chamada de inovação aberta que está sendo realizada pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), com o patrocínio da Ferbasa. O programa começa no dia 12 de setembro. No dia 7 de outubro acontece o “pitch day” – onde as melhores ideias ou startups apresentarão seus produtos ou propostas de projetos para uma banca composta por tomadores de decisão da Ferbasa.
Após esta etapa, as startups e ideias mais aderentes poderão ser colocadas em prática por meio de projetos de desenvolvimento tecnológico, provas de conceito e/ou outras modalidades, com ou sem interveniência da SIF.
Finos de biorredutor é a fração de menor granulometria do carvão vegetal que não é aproveitada diretamente como redutor nos fornos elétricos de produção das ferroligas, pois a maior parte queima no topo antes de entrar na zona de reação. Dessa forma, segundo a Ferbasa, um maior teor de finos implica em maiores custos.
Algumas implicações no forno: além da queima no topo, biorredutores de baixa granulometria impactam a percolação uniforme dos gases ascendentes na carga de minério, prejudicando a permeabilidade do forno que, por sua vez, afeta negativamente a eficiência das reações de redução do minério e o desempenho operacional do forno.
A produção de maior ou menor teor de finos está associada às boas práticas produtivas do carvão vegetal, à qualidade da matéria-prima de origem e às operações de movimentação do carvão.
Inovação
A inovação aberta é uma estratégia de reforçar a conexão entre empresas e o ambiente externo, com objetivo de gerar processos mais colaborativo e diverso, possibilitando o envolvimento de clientes, institutos de pesquisa, órgãos públicos, startups e outras empresas.
Entre seus benefícios, pode-se citar: redução de tempo, custo e risco, aumento do retorno sobre o investimento, networking com diferentes talentos, abertura de novos mercados, sendo fundamental para qualquer negócio se manter competitivo.
A empresa
A Ferbasa integra várias unidades de plantios de florestas renováveis de eucalipto, que é a fonte de matéria-prima para produção de biorredutor utilizado pela própria companhia como redutor na transformação dos minérios em ferroligas. Nessas unidades florestais, a preocupação da companhia vai além da área legal averbada de reservas, pois, enquanto a lei determina o mínimo de 20%, ela mantém mais de 45% de área protegida.
As plantações estão localizadas nos municípios de Alagoinhas, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Esplanada, Maracás, Mata de São João e Planaltino.
Saiba mais sobre a Ferbasa: https://badevalor.com.br/?s=Ferbasa