O Sistema FIEB, por meio de suas entidades – SESI, SENAI, IEL E FIEB – acaba de estruturar um programa de apoio às empresas exportadoras baianas afetadas pelas medidas tarifárias impostas recentemente pelos Estados Unidos ao Brasil. O SOS TARIFAÇO é um programa emergencial que, além das indústrias, também prevê ações de apoio aos trabalhadores das empresas afetadas.
Com soluções integradas, o objetivo do Sistema FIEB é minimizar o impacto financeiro, ampliar as oportunidades para as empresas e contribuir para o aumento da competitividade.
Dentre as iniciativas, o Programa está estruturado para prestar assessoria em crédito para as empresas, oferecendo soluções e orientações com as melhores oportunidades. Destaque para o acesso à linha de crédito emergencial do Programa BNDES Brasil Soberano, voltado para empresas, cooperativas e pessoas físicas exportadoras de bens impactados pelo tarifaço, a partir de 5% de taxação.
Na área de suporte à indústria, o SOS TARIFAÇO oferece às empresas serviços de apoio à elaboração de Plano de Internacionalização, com foco em novos mercados, mentorias em gestão e desenvolvimento tecnológico, capacitação empresarial, além de inteligência comercial, promoção de negócios e assessoria do Invest-Hub.
Nas ações de suporte ao trabalhador, o Programa oferece oportunidades de elevação de escolaridade e de qualificação ou requalificação profissional. Outras ações são a oferta de vagas gratuitas no ensino regular para dependentes de trabalhadores afetados, e plano de capacitação comportamental e recolocação de trabalhadores que por ventura sejam desligados.
As empresas interessadas em receber o suporte do Sistema FIEB devem entrar em contato por meio do email: cin-fieb@fieb.org.br.