Mais de 1,9 milhão de passageiros circularam pelo Aeroporto de Salvador no quarto trimestre de 2023, o que representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período em 2022. No comparativo com 2019, ano que antecedeu a pandemia de coronavírus, o tráfego de passageiros no aeroporto de Salvador recuperou 93%, considerando a retomada da economia, de acordo com dados do relatório global de tráfego da Vinci Airports.
O Aeroporto de Salvador teve 14.657 pousos e decolagens entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2023. No acumulado do ano de 2023, o aeroporto teve um percentual de crescimento de 11%, com 7,3 milhões de passageiros.
Considerando os oito aeroportos administrados pela Vinci Airports no Brasil, o crescimento do número de passageiros no último trimestre de 2023 foi de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado do ano, houve incremento de 3,8%.
Resultado global
Mais de 267 milhões de passageiros viajaram pelos aeroportos operados pela Vinci Airports em 2023, representando um aumento de 26% em relação a 2022. Depois de desfrutar de crescimento contínuo ao longo do ano, os níveis de tráfego encerraram o quarto trimestre acima dos níveis de 2019 com um aumento de 0,6% (e um aumento de 17% em relação a 2022).
Números recordes anuais de passageiros foram alcançados em diversos aeroportos importantes da rede em 2023: Lisboa atendeu a mais de 33 milhões de passageiros, Porto 15 milhões, Monterrey 13 milhões, Belgrado 7 milhões e Santo Domingo 5 milhões. Representando o desempenho sólido neste trimestre, o tráfego em dois outros aeroportos-chave (Santiago e Belfast International) ultrapassou os níveis pré-pandêmicos desde outubro.
No Chile, a demanda foi forte, especialmente para destinos internacionais em toda a América, impulsionada por novas rotas e voos adicionais de várias companhias aéreas, incluindo LATAM, Jetsmart e SKY Airline – tendo a última uma rota que liga Santiago à Salvador.
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede Vinci Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros.
Com um investimento de R$700 milhões em obras de modernização e ampliação do terminal, aumentou sua capacidade em 50%, atendendo até 15 milhões de passageiros por ano. Além disso, foi reconhecido com o Selo de Diversidade Étnico-Racial pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador em virtude das iniciativas de combate ao racismo institucional. O Salvador Bahia Airport também se destaca como o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, liderando ações de preservação ambiental.
Leia também: Banco Central anuncia concurso público com 100 vagas e salário de R$ 21 mil