O serviço de mensagens instantâneas, o WhatsApp, está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Segundo Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook, empresa responsável pelo aplicativo, a ferramenta já bateu a marca de um bilhão de usuários mundialmente. Só no Brasil, são aproximadamente 100 milhões de pessoas que utilizam o sistema.
Esta explosão tem chamado a atenção das empresas que acabam utilizando o recurso como um canal de comunicação para gerar negócios. Um exemplo de sucesso com o uso do WhatsApp, é a rede Mercadão dos Óculos, que criou um grupo para otimizar a comunicação entre os franqueados, diretores e consultores. Além disso, aproximadamente 80% dos franqueados utilizam o aplicativo para oferecer aos clientes os lançamentos de óculos com o objetivo de incrementar a venda. Mais de 12% das vendas é feita pelo aplicativo.

Outra rede que aposta na ferramenta é a Sóbrancelhas. A franqueadora realiza a negociação e venda de novas unidades pelo canal alternativo. “Mais de 75% do suporte é oferecido por este meio. Além disso, conseguimos ter um atendimento a qualquer hora, tanto para franqueado como para empreendedores interessados na marca, seja para tirar dúvidas ou obter informações”, afirma Luzia Costa, fundadora da marca.
Roupas – Além do uso da franqueadora, os franqueados também usam frequentemente o aplicativo. É o caso de 40% das unidades da Arranjos Express, rede especializada na customização e reparos de roupas, que disponibiliza o canal para receber contatos de clientes interessados em acompanhar suas solicitações e fazer consultas sobre atendimentos desejados, além de divulgar campanhas. ”Com esse recurso tecnológico nos aproximamos do público, com o intuito de fidelizar e ser ágeis no atendimento, potencializando a venda de serviços em cerca de 10%”, conta Paulo Alexandre, fundador da rede.
No caso da Quinta Valentina, especializada em venda direta de calçados femininos o serviço é essencial para os franqueados, pois facilita o atendimento com o envio das novidades, orçamentos e até a realização dos agendamentos de visitas. “Nosso franqueado tem que estar presente no dia a dia dos clientes para fidelizar e aumentar a carteira de consumidores”, conclui o fundador da rede, Renato Kuyumjian.