Com quase 26 mil unidades, o Nordeste registra aumento de 1,6% em número de operações de franquias. Recife ocupa a 15ª posição no ranking entre as 30 maiores cidades em crescimento de número de unidades, com 2.253 operações.
No foco de expansão de muitas franqueadoras, o Nordeste é uma das regiões brasileiras com potencial de crescimento para novos negócios devido ao desenvolvimento local. Especialistas afirmam que entre um dos aspectos estratégicos da expansão está o fato de os nordestinos possuírem uma demanda que ainda não foi atendida pelo mercado local, o que atrai olhares das franqueadoras em saírem do eixo Rio-São Paulo e seguirem para lá.
Somente em 2021, as franquias do Nordeste cresceram mais do que a média nacional. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que o faturamento na região foi de R$ 27,5 bilhões, ou seja, 14,6% maior se comparado ao ano de 2020, e houve ainda uma expansão de 2,9% no número de operações.
Para este ano, ainda segundo a ABF, no último balanço divulgado referente ao 2º trimestre, apontou que o Nordeste soma 25.876 unidades, um aumento de 1,6% comparado ao mesmo período do ano passado. O Nordeste é responsável por 206.671 empregos diretos no mercado de franchising, alta de 6,3% comparado com o ano anterior, e faturamento acima de R$ 7,2 bilhões.
Ainda segundo a Associação, a cidade de Recife alcançou a 15ª posição no ranking entre as 30 maiores cidades em crescimento de número de unidades. Ela passou de 1.850 operações no 1º semestre de 2021, para 2.253 unidades este ano, ou seja, um crescimento de 21,8% em unidades franqueadas.
O ranking ainda aponta outras cidades do Nordeste entre as 30 maiores em unidades, destaque para Salvador que alcançou o 8º lugar com 2.672 unidades e crescimento de 25,3%. Em seguida, São Luís em 25ª posição, com 1.249 unidades (16,9%); Fortaleza está na 28ª posição com 2.127 unidades (14,8%); seguida por Maceió, que ocupa o 29º lugar, com 994 (13,2%), e por último está João Pessoa, na 30ª posição, com 978 unidades (4%).
Chegando na cidade
No último mês de novembro a franquia Via Certa Educação Profissional, especializada em cursos profissionalizantes, abriu as portas da sua primeira operação em Pernambuco. Instalada na cidade de Recife, no bairro Boa Viagem, o negócio é comandado pelo casal Jeckson Gomes da Silva e Niedjha Oliveira Nunes.
Com a capital pernambucana crescendo, há muita carência de trabalhadores qualificados para ingressar no mercado de trabalho, o que transforma o segmento atrativo para quem quer empreender.
No Nordeste, a Via Certa conta com unidades em João Pessoa (PB) e Recife (PE), e uma em Fortaleza (CE) prevista para inaugurar no início de 2023.
“O franchising, principalmente o segmento de educação, provou ser resiliente mesmo com a instabilidade econômica deixada pela pandemia. O Nordeste tem muita força e importância quando falamos sobre crescer por meio de franquias devido essa carência de escolas profissionalizantes na região. Isso mostra que há espaço para crescer, e muito, fora do eixo Rio-São Paulo, já que houve valorização dessas localidades, e a possibilidade da rede crescer mais sólida”, comenta o diretor de expansão da Via Certa, Jilo Shimada.
Somente o segmento de Serviços Educacionais conta com 1.836 operações, ou seja, 7,1% da participação por unidades em todo o Nordeste.
De Londres para o Nordeste
Com 90 operações comercializadas espalhadas pelo Brasil e no exterior, a FiChips Food, primeira e maior franquia de fast-food especializada na culinária inglesa, também está presente no Nordeste, com masterfranqueado em Aracaju (SE).
O CEO e fundador da franquia, Hermes Bernardo, conta que a estratégia de crescer pela região através do masterfranqueado é muito satisfatória para rede, já que esse profissional funciona como um “braço” da franqueadora, ou seja, consegue alcançar regiões mais distantes da matriz e possibilita que o masterfranqueado atenda franqueados com suporte e treinamento para condução ainda mais eficaz do negócio. Em 2023, está prevista a abertura de uma unidade física local.
Apesar de ser especialista na tradicional culinária inglesa, a estratégia da FiChips é de se posicionar como uma marca arrojada e moderna. Prova disto foi seu pioneirismo em desenvolver um fast-food de peixe empanado e batata frita, carro-chefe da rede, e que tem agradado muitos paladares.