A Galvani lança no próximo dia 24, às 10 horas, a pedra fundamental de sua unidade de beneficiamento de fosfato no município de Irecê. A unidade, que vai custar R$340 milhões, vai possibilitar a duplicação da produção de fertilizantes da empresa em Luís Eduardo Magalhães, que saltará das atuais 600 mil para 1,2 milhão de toneladas/ano.
O projeto vai gerar 900 empregos na região de Irecê. A empresa diz que o novo “projeto se destaca pela integração com inovações tecnológicas e vantagens competitivas que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e industrial da região”.
O empreendimento é sustentável por permitir o máximo aproveitamento do recurso, com geração praticamente zero de rejeito.
A empresa
A Galvani é uma empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes, que opera na mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição destes insumos. Atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Campo Alegre de Lourdes, além de estar preparando uma nova fase de operação da unidade de mineração em Irecê – todos na Bahia.
Leia também: Novo livro do escritor Eliecim Fidelis retrata os desafios do homem sertanejo