[dropcap]A[/dropcap] Gol, maior companhia aérea do país, está reforçando as suas operações na Bahia. A empresa anunciou hoje a criação de 56 novas frequências domésticas para Salvador, além da estreia, em julho do ano que vem, de um voo ligando a capital baiana até a cidade argentina de Rosário. A expansão da malha só foi possível graças a decisão do governo do estado de reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o querosene de aviação – item que chega a representar quase 40% do custo total das empresas aéreas.
“Com esta nova malha, a Gol aumentará em aproximadamente 20% o consumo do combustível no mercado baiano”, disse o presidente da companhia, Paulo Kakinof, logo após assinar o acordo com o governador Rui Costa, na tarde desta terça-feira, na Governadoria. “Aproveito para parabenizar o Estado pela decisão de reduzir o impacto de um dos maiores limitadores do crescimento da aviação no Brasil, que é a tributação sobre o querosene. É algo que não existe no exterior. Foram seis meses de estudo aprofundado sobre a viabilidade econômica e operacional desta nova malha. E hoje nós celebramos este convênio”, acrescentou.
Paulo Kakinof afirmou ainda que as novas frequências farão da Gol a maior companhia em operação no estado da Bahia. Liderança, garantiu ele, não só em número de assentos mas também em decolagens. “A Gol, isoladamente, passa a representar cerca de 30% das operações aeroportuárias no estado da Bahia”, enfatizou o executivo. As novas frequências terão como destino cidades como Brasília, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e a região Nordeste. As tabelas com os horários serão divulgadas nos próximos dias. Já as vendas dos bilhetes para Rosário começam em janeiro próximo.
Paulo Kakinof informou ainda que a partir de junho do ano quem vem a empresa passará a utilizar a nova geração de aviões da Boeing, o 737 Max, com maior autonomia de voo e menor consumo de combustível. “Isto abre novos horizontes para a expansão da malha da Gol e o estado da Bahia, seguramente, será contemplado”, disse o executivo. “É muito promissora a forma como esta parceria entre a Gol e o governo baiano está sendo desenvolvida”.
Turismo am alta
Presente à solenidade, o secretário estadual do Turismo, José Alves, disse que a Bahia terá durante a alta estação cerca de 3 mil voos extras, sendo 1,5 mil da Gol. “Estamos esperando 5,6 milhões de turistas neste período, o que significa uma alta de 8,4% em relação ao ano passado”, disse Alves. “Vários hotéis estão tendo pico de até 100% de ocupação, inclusive em Salvador. Será uma alta estação fantástica”, afirmou.