O Grupo Fleury, marca que detém a soteropolitana Diagnoson a+, anuncia parceria com a empresa norte-americana IDbyDNA para a oferta de exames genômicos para doenças infecciosas, conhecidos como testes metagenômicos. Esses testes são realizados por meio de uma plataforma denominada Taxonomer, desenvolvida pela companhia dos EUA, que mapeia simultanemanete o perfil genético de milhares de microorganismos e agentes infecciosos (patógenos) a partir de qualquer amostra do paciente.
“Trabalhar com a IDbyDNA permite melhorar nosso portfólio de diagnóstico genômico para a detecção de patógenos (fungos, bactérias, vírus ou parasitas), ajudando o médico a obter uma solução de tratamento mais rápida e segura para casos de infecções complexas”, afirma Edgar Rizzatti, diretor executivo médico e técnico do Grupo Fleury.
Para o CEO da IDbyDNA, Liao Guochun, a parceria é ótimo exemplo de continuidade da execução do modelo de negócios da empresa, que busca fornecer a prestadores de saúde solução de fácil implementação, capacitando-os também a construir seus próprios programas de testes metagenômicos clínicos de alta qualidade. “Esse tipo de parceria viabiliza a formação de canais de distribuição para grandes mercados, contribui para o desenvolvimento de novos produtos e ajuda no acesso a informações genômicas de patógenos para melhorar, ainda mais, o nosso banco de dados”, diz Guochun.
Como parte do acordo de colaboração, o Grupo Fleury integrará a plataforma Taxonomer em seu fluxo laboratorial e desenvolverá um conjunto completo de testes clínicos baseados na tecnologia, com início pelo teste Explify Respiratory, que consiste no sequenciamento genético de microorganismos a partir da coleta de secreções do trato respiratório para determinar quais são os agentes causadores de infecções. O teste é capaz de detectar mais de um agente causador da infecção, tratando-se de uma co-infecção.
Sobre o Explify
A partir de um banco de dados com milhões de sequências de referência de DNA e RNA, a plataforma Taxonomer analisa milhares de dados em poucos minutos, o que permite a detecção de mais de 50.000 microrganismos e mais de 3.000 patógenos comuns e raros. Dessa forma, o caminho para o diagnóstico de doenças infecciosas é simplificado, mais abrangente e preciso quando comparado aos testes convencionais.
Desde a preparação da amostra até a entrega do relatório, a solução gerencia o fluxo de trabalho, analisa os dados da metagenômica e fornece aplicações para revisão clínica, controle de qualidade e relatórios.
A oferta
Com o amadurecimento da parceria, o Grupo Fleury pretende desenvolver e lançar outros testes metagenômicos baseados em Sequenciamento de Próxima Geração (Next Generation Sequence – NGS, na sigla em inglês) para analisar infecções cerebrais, articulares e sangüíneas.
O exame estará disponível para os hospitais-cliente do Grupo Fleury a partir de 2019, assim como para médicos do cliente, e a estimativa para a entrega do laudo é de três dias.