Na área em que funcionou o antigo e badalado Club Med, que encerrou sua operação em 2019, na Ilha de Itaparica, será construído um um complexo de lazer e turismo com apartamentos de veraneio, beach club e shopping a céu aberto. O Village Itaparica terá apartamentos mobiliados e equipados. São três tipos de plantas, que variam entre 44m², 89m² e 136m².
O complexo funcionará por meio do sistema de multipropriedade ou compra compartilhada de unidades de imóveis. Construído pela Eindom Empreendimentos, braço imobiliário da Lorinvest, gestora de recursos do Grupo Lorentzen, o empreendimento é o maior que será construído na região.
As obras ocorrerão em várias etapas. Ao BadeValor, o CEO da Eindom Empreendimento, Samuel Goldstein, disse que as primeiras obras começam ao longo do segundo semestre deste ano, que serão as do beach club. “Pretendemos entregar até o final de 2024; a parte imobiliária, que são as unidades de multipropriedade, as 443 unidades que vamos ‘retrofitar’ do Club Med. Podemos começar essas obras em até dois anos, a partir do registro da incorporação, e temos até dois anos para o término das obras. O pior cenário é entregar em quatro anos ou podemos antecipar bastante essa obra, dependendo do volume de velocidade de vendas”.
Multipropriedade
Segundo Goldstein, a multipropriedade ainda é pouco conhecida no Brasil, porém amplamente difundida em mercados como Estados Unidos e México. Esse modelo consiste na compra fracionada de unidades em que cada proprietário pode usar o resort pelo tempo proporcional ao que pagou.
“É bem diferente da incorporação convencional e tem uma grande vantagem, que é de permitir ao comprador ser membro de uma intercambiadora e passar as férias em qualquer lugar do mundo. Na incorporação convencional, o incorporador tem um prazo relativamente longo para começar a obra e acumular recebíveis e depois tem um prazo de até dois anos para concluir a obra. Assim, quando a pessoa compra um projeto na planta, ela pode demorar de três a quatro anos para mudar de vida”, destaca o CEO.
Na multipropriedade, como tem o intercâmbio entre a incorporadora e a RCI, que é a maior intercambiadora do mundo, quando o cliente acaba de pagar o sinal, que é a entrada, automaticamente ele já pode usar as semanas em qualquer lugar do mundo. As principais bandeiras hoteleiras e de resorts – mais de quatro mil hotéis e resorts em 110 países – são filiadas à RCI. Com isso, é possível passar uma semana em Sauipe, em Rio Quente, num resort, e outra semana no México ou em Orlando, por exemplo. Conforme Goldstein, hoje, com a tecnologia ficou muito mais fácil fazer as reservas e agendar viagem a qualquer lugar do mundo.
“Essa é uma grande vantagem da multipropriedade. E o Village Itaparica é o maior empreendimento imobiliário dos últimos 40 anos no município de Vera Cruz. A sua construção vai revitalizar Itaparica, resgatando a distinção da ilha de destino turístico referência no Brasil, com opções de lazer e entretenimento exclusivos durante o ano todo. O empreendimento serve ao público da Bahia e do Brasil, e de quem ama passar as férias na região”, afirma o CEO da Eindom.
Como funciona
As cotas são registradas individualmente em nome do comprador, no cartório de registro de imóveis, como ocorre com qualquer outro imóvel. Desde 20 de dezembro de 2018, o mercado de multipropriedade é regido pela Lei n° 13.777, que alterou o Código Civil, ao determinar que várias pessoas podem ser proprietárias de um mesmo bem, com uso em períodos do ano definidos. Todas as instalações foram idealizadas com o propósito de oferecer uma alternativa diferenciada de férias, turismo, gastronomia e entretenimento.
A recuperação dos manguezais e corais, a promoção do uso sustentável dos recursos naturais, além da utilização e capacitação de mão de obra da comunidade local estiveram no centro do projeto. “O compromisso com a sustentabilidade, em todos os seus aspectos, faz parte do DNA da gestão Lorinvest e do histórico do Grupo Lorentzen”, explica Goldstein.
A primeira fase do empreendimento será a entrega do beach club, entre 2024 e 2025. Terá capacidade para até 1,5 mil pessoas/dia e será inspirado na cultura baiana. Com duas piscinas de ondas, uma com surf recreacional, piscina kids e baby, bar molhado, quadra de beach tennis, área VIP, espaço para shows e eventos, área dedicada a crianças, integração com a praia, entre outras atrações. Todos os proprietários dos apartamentos terão direito a usufruir o espaço. Há também a opção de comprar apenas o título do beach club para quem já tem casa na Ilha ou frequenta a Ilha de Itaparica.
Além de ser dono do título do beach club, o proprietário do apartamento será membro de uma intercambiadora de férias parceira. Poderá trocar as suas semanas no Village Itaparica por outros imóveis em mais de 110 destinos ao redor do mundo, através da Resort Condominiums International (RCI) que é a maior rede de intercâmbio de férias do mundo e oferece acesso a mais de quatro mil empreendimentos afiliados.
O projeto do Village Itaparica é assinado pelos arquitetos Sidney Quintela, Carlos Mauad e Eduardo Manzano, Otávio Raja Gabaglia e Roberto Gonçalves.
Infraestrutura
No quesito infraestrutura, Samuel Goldstein diz ser “normal” que a grande maioria das localidades paradisíacas tenham limitação nos serviços, como os de água, energia elétrica, entre outros. “Estamos desde 2020 na Ilha e temos visto muitas obras e melhoramentos. Na questão de água, não teremos problema de abastecimento, porque temos captação própria, para depender da entrega da água da Embasa”.
Segundo ele, a empresa leva ao empreendimento tecnologias de tratamento de água e esgoto. “Temos o compromisso de devolver para a natureza uma água mais limpa do que recebemos na origem. Vamos tratar essa água para poder utilizá-la”.
Em relação ao fornecimento de energia, o projeto do Village Itaparica contempla geração própria. Terá geradores para cobrir eventuais falhas e, além disso, a infraestrutura da Coelba para o fornecimento de energia. “Estudamos isso muito bem antes de lançar o empreendimento”.
Eindom
A Eindom Empreendimentos Imobiliários é uma das empresas da Lorinvest. Impulsionados pelo DNA empreendedor do norueguês Erling Lorentzen – que plantou a primeira floresta de eucalipto do Brasil – a Lorinvest possui operações estruturadas em cinco eixos estratégicos: transporte e logística, ativos biológicos, soluções financeiras e tecnologia industrial e saúde, sempre com o compromisso com ESG e respeitando os mais altos padrões de transparência e sustentabilidade.
Showroons do Village Itaparica:
- Shopping Barra, Piso L4 – Av. Centenário, 2992 – Salvador
Das 09:00 às 22:00 (segunda à sábado).
Das 13:00 às 20:00 (domingo) - Shopping Itaguari, Loja 116, Piso L1 – Avenida Dois de Julho, 96 -Santo Antônio
Das 09:00 às 22:00 (segunda à sábado).
Das 13:00 às 20:00 (domingo) - Restaurante Manguezal, Rua A, SN – Praia do Brasileirinho – Itaparica
Das 09:00 às 15:30 (diariamente, de domingo a domingo)