Durante o segundo dia da INDEX – A Feira da Indústria da Bahia, nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções de Salvador, o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto, chamou atenção para um aspecto estratégico das mudanças climáticas: as oportunidades econômicas que podem surgir a partir de ações voltadas à sustentabilidade.
Ao participar do painel Iniciativas da Indústria Baiana para Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas, Soto afirmou que “cuidar do clima pode também dar resultados econômicos, no entanto, novas políticas públicas são necessárias, para que as oportunidades sejam aproveitadas”. A fala reforça a importância de integrar a agenda ambiental à estratégia de negócios, especialmente diante dos desafios que serão debatidos na COP 30, que será realizada no mês de novembro, em Belém (PA).
Em sua participação, Soto destacou que fenômenos climáticos são cada vez mais extremos, com efeitos já percebidos pela sociedade. Ele pontuou que o desafio é criar uma forma de desenvolver a indústria em paralelo à neutralidade de carbono e relatou algumas iniciativas da Braskem com este fim. “A Braskem já olha para a frente, simulando cenários futuros, para que possamos tomar iniciativas para evitar efeitos ainda mais extremos. Precisamos nos colocar como parte da solução para o que vislumbramos no futuro, que é uma economia circular de carbono neutro”, afirmou.
O diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem ressaltou que a estratégia de mitigação das mudanças climáticas na companhia tem três pilares: redução das emissões de CO2, por meio de melhoria de eficiência energética, aumento do uso de energia renovável, e de baixo carbono nas operações industriais; remoção de carbono e captura de emissões. Atualmente, pelo menos 74% de toda energia elétrica comprada globalmente pela empresa provém de fontes renováveis.
Também participaram do painel a diretora industrial do Complexo Acrílico de Camaçari da BASF, Tânia Oberding; a gerente Jurídica do Regulatório e de Relações Institucionais da Equinox Gold, Giselle de Oliveira; e o gerente de Negócios/Meio Ambiente e Segurança do Trabalho no SENAI CIMATEC, Pedro Becker Pozzi.