O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou nesta quinta (21), durante o Salão do Turismo, em São Paulo, o programa Natureza com as Pessoas, uma iniciativa nacional voltada a fomentar a visitação nas unidades de conservação federais como estratégia de engajamento da sociedade na preservação do patrimônio natural e cultural do Brasil.
O programa visa fomentar a visitação sustentável nas unidades de conservação federais, fortalecer o engajamento da sociedade na conservação da natureza e promover benefícios sociais, econômicos e culturais nos territórios protegidos e em seu entorno. O objetivo é incentivar a visitação e o turismo como instrumentos estratégicos para conservação da biodiversidade.
A iniciativa é uma das contribuições do Instituto Chico Mendes para a implementação da Política Nacional de Incentivo à Visitação a Unidades de Conservação, instituída pela Lei nº 15.180/2025.
O programa contempla diversas modalidades de visitação, como ecoturismo, turismo de bem-estar, turismo de base comunitária, turismo científico, turismo rural e de avistamento de fauna, além de ações voltadas à educação ambiental. “As unidades de conservação têm o potencial de alavancar a economia local, com responsabilidade e sustentabilidade. Muitos municípios têm na visitação de parques nacionais um importante vetor econômico, como, por exemplo, os municípios no entorno dos Lençóis Maranhenses, de Iguaçu, da Floresta da Tijuca, entre tantos outros. Por que não ampliar e aperfeiçoar este modelo?”, argumentou Mauro Pires presidente do ICMBio.
Turismo sustentável e comunidades
Outro destaque do programa é o incentivo ao turismo de base comunitária e enoturismo, promovendo diagnósticos participativos, roteiros cocriados com comunidades tradicionais e indígenas e projetos de parceria público-comunitária. Além disso, estão previstos mecanismos de financiamento para pequenos e médios negócios da cadeia do turismo no entorno das unidades de conservação, fortalecendo a sociobioeconomia inclusiva.
Com o Natureza com as Pessoas, o ICMBio reforça o papel das unidades de conservação como espaços de lazer, bem-estar e geração de conhecimento, ao mesmo tempo em que promove a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. A iniciativa busca consolidar o Brasil como destino de referência internacional em turismo sustentável e responsável.