O Sebrae é uma instituição que apoia os pequenos negócios no Brasil, oferecendo soluções de capacitação, inovação, gestão e acesso a mercados. Em 2023, na Bahia, atingiu resultados expressivos, atendendo mais de 370 mil empreendedores e potenciais empreendedores no estado. Sobre esses números, o diretor superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, fala nesta entrevista ao BA DE VALOR sobre os impactos da agência de fomento as micro e pequenas empresas e conta quais são as perspectivas do Sebrae para este ano.
Bahia de Valor – Que avaliação faz da atuação do Sebrae em 2023? Quais foram os principais resultados e impactos para os pequenos negócios e para a economia brasileira?
Jorge Khoury – No ano de 2023, obtivemos resultados que reforçaram o valor do apoio do Sebrae aos micro e pequenos negócios. Superamos os nossos números e ampliamos a presença junto a empresários e empresárias do nosso estado. Atendemos mais de 240 mil microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte na Bahia. Considerando o atendimento a potenciais empreendedores, esse número ultrapassa a marca de 370 mil. Nesse sentido, vale ressaltar que a inovação esteve no centro de muitas de nossas ações em 2023. Realizamos 48 mil orientações a representantes de pequenos negócios com base nessas soluções. Além disso, o Programa de Educação Empreendedora alcançou mais de 13,2 mil professores em todo o estado, reforçando a disseminação da cultura do empreendedorismo na base para outros milhares de jovens. São números que muito orgulham aqueles que fazem o dia a dia do Sebrae. Ao mesmo tempo, aumentam a nossa responsabilidade para que possamos avançar, cada vez mais, no apoio e no atendimento de excelência para os micro e pequenos negócios.
BV – Quais são as principais tendências e oportunidades de negócios para os empreendedores em 2024? Como o Sebrae vai apoiar os empresários a se adaptarem às novas demandas do mercado e da sociedade?
JK – Em janeiro deste ano, realizamos a pesquisa Expectativas dos Pequenos Negócios Baianos para 2024. O objetivo foi identificar quais são as principais expectativas dos pequenos negócios baianos para 2024 em relação a faturamento, datas comemorativas, capacitações, eventos empresariais, entre outros pontos. A pesquisa indicou que 75% dos entrevistados buscam aumentar o faturamento, 46% querem aprimorar a gestão e 37% destacaram o aprimoramento nas estratégias de marketing e vendas. Esses são os três principais objetivos dos pequenos negócios baianos para 2024. Entre os que apontaram o aumento de faturamento como objetivo principal, a expectativa é um crescimento acima de 20% neste ano. A pesquisa indica ainda que 53% consideram o Natal como uma importante data para obter maior faturamento.
Além disso, 43% apontam o São João e 39% apontam o Dia das Mães como datas ideais para esse objetivo. Marketing digital, produtividade e empreendedorismo são os temas mais importantes para aperfeiçoamento e atuação da equipe em 2024. Na pesquisa, personalização do atendimento, marketing de influência e sustentabilidade e responsabilidade social aparecem como tendências que ganharam destaque e mais impactarão os negócios em 2024.
Vale destacar ainda que melhorar a experiência do cliente e a utilização de inteligência artificial são tendências que os empreendedores têm interesse em implantar nos negócios. O Sebrae está sempre atento às mudanças e às demandas das micro e pequenas empresas. Nesse sentido, seguiremos investindo em soluções, ferramentas e capacitações que estejam alinhadas com as principais tendências para orientar os empresários e as empresárias, dentro de suas expectativas.
BV – Como vê o papel do empreendedorismo na recuperação econômica e social do país, após a crise provocada pela pandemia de Covid-19? Que medidas o Sebrae defende para estimular a geração de emprego e renda por meio dos pequenos negócios?
JK – Sem dúvida, o empreendedorismo tem papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico e social do país. No que diz respeito à crise gerada pela pandemia de Covid-19, vale lembrar que empreender foi uma das principais alternativas para quem buscou gerar renda durante aquele período. Mas é preciso lembrar também que, mesmo antes da pandemia, os micro e pequenos negócios já se apresentavam como um dos mais importantes vetores de desenvolvimento no Brasil. Esses empreendimentos representam 99% do total de empresas registradas no país. Respondem por quase 70% dos empregos formais e ainda são responsáveis por cerca de 30% do PIB nacional.
No Sebrae, sempre ressaltamos a importância de buscar conhecimento e oferecer acesso a ferramentas que contribuam para o fortalecimento e sustentabilidade das empresas. No entanto, outro ponto fundamental é a criação de ambientes favoráveis para empreender. É importante que os entes públicos criem condições estimulem a geração de novos negócios e contribuam para a manutenção de micro e pequenas empresas já existentes.
BV – Quais são os principais desafios e dificuldades que os empreendedores enfrentam atualmente? Que ações o Sebrae realiza para facilitar o acesso ao crédito, à inovação, à educação empreendedora e à formalização?
JK – O Sebrae tem a missão de auxiliar as micro e pequenas empresas a encarar os desafios que surgem diante de novos contextos e também a encontrar caminhos para desafios que já se configuram por anos. O acesso a crédito é sempre um ponto de atenção, já que as instituições financeiras ainda não fornecem o crédito necessário para atender as demandas dos pequenos. O que buscamos é aproximar as empresárias e os empresários aos bancos que ofertam linhas de crédito direcionadas para micro e pequenos negócios, com condições diferenciadas, mas sempre orientando para os aspectos relacionados ao planejamento financeiro.
No campo da inovação, é importante destacar que buscamos reforçar a ideia de que inovar não está necessariamente atrelado a altos investimentos e com foco exclusivo em tecnologia. Falamos de aperfeiçoamento de processos para redução de custos e aumento de produtividade. Esse ano a expectativa do Sebrae Bahia é investir cerca de R$15 milhões em soluções do Sebraetec, que é uma iniciativa voltada, justamente, para levar soluções em inovação para os pequenos negócios. Na área de Educação Empreendedora, seguimos firmes com a expansão do nosso programa a diversos municípios baianos, levando a cultura do empreendedorismo para dentro das salas de aulas, nos diferentes níveis de ensino.
BV – Como o Sebrae se relaciona com os demais atores do ecossistema de empreendedorismo, como governo, academia, sociedade civil e organizações internacionais? Que parcerias e iniciativas o senhor destaca nesse sentido?
JK – O Sebrae é um elo fundamental entre o setor produtivo e os demais atores que integram esse ecossistema empreendedor, cujo objetivo principal é o desenvolvimento econômico e social. Ao longo de mais de 50 anos de atuação, a busca por parcerias sempre integrou os pilares de atuação do Sebrae, pois sabemos que, juntos, podemos fazer muito mais pelos micro e pequenos negócios. Entre parcerias recentes, no ano de 2023, podemos destacara firmada com os Correios, com o objetivo de apoiar a operação logística de micro e pequenas empresas baianas.
Junto ao governo do Estado, estamos construindo uma nova série de convênios em eixos importantes que constituem o plano de fomento aos pequenos negócios, mobilizando a Casa Civil, SDE, Secretaria de Educação, Setre, Saeb, SECTI e Setur. Firmamos também uma parceria com o TCE/BA, visando a um intercâmbio técnico, científico e cultural a fim de fortalecer as iniciativas educacionais para comunidades estudantis, dentro do nosso programa de Educação Empreendedora. Enfim, são inúmeras parcerias já firmadas em prol do desenvolvimento da cultura empreendedora e, sobretudo, dos pequenos negócios.
BV – Quais são as principais metas e objetivos do Sebrae para 2024? Que indicadores a entidade utiliza para medir o desempenho e a efetividade das ações da entidade?
JK – O Sebrae cumpre a sua missão ao levar conhecimento e capacitação paraquem empreende. Sabemos que precisamos aprimorar as nossas ações, soluções e ferramentas que estão à disposição para esse público. Temos consciência de que o mundo do empreendedorismo está em constante movimento e, dessa mesma forma, buscamos evoluir, ano após ano, para reforçarmos a nossa missão: trabalhar pelo desenvolvimento sustentável dos micro e pequenos negócios e pelo fortalecimento da cultura empreendedora. Os resultados que registramos no ano passado refletem no Índice de Recomendação do Sebrae (NPS), indicador de desempenho com escala de 0 a 10, que atingiu a nota 84,1 em 2023, mantendo a tendência crescente em relação a 2021 (79,1) e 2022 (82,6).
BV – Como o Sebrae incorpora as questões ambientais, sociais e de governança (ESG) na sua estratégia e na sua atuação? Que exemplos de boas práticas pode citar nesse âmbito?
JK – Esse á um tema urgente para toda a sociedade e, portanto, deve estar inserido no contexto dos negócios. O Sebrae busca orientar os pequenos negócios para a importância de incorporar práticas social e ambientalmente sustentáveis. Mas, assim como faz o alerta, nossa instituição também busca fazer a sua parte. Somos signatários do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne diversas empresas e entidades com o objetivo de contribuir para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras, até 2030. Em nossa instituição, diversas ações foram realizadas para sensibilizar as lideranças empresariais e os colaboradores quanto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da importância na implantação dessas metas às estratégias da entidade, com definição de métricas para medir o impacto das atividades realizadas.
Recentemente, inauguramos, em parceria com a Prefeitura de Salvador, o SebraeEcos, primeira unidade com foco em ESG na Bahia, localizado no Espaço Colabore no Parque da Cidade. Sustentabilidade e inovação são a meta central do equipamento. E é importante ressaltar que não estamos falando de modismos. Esse é um tema que veio para ser apropriado por todas as organizações. Essa é a ordem do dia para o desenvolvimento do presente e do futuro.
BV – Como o Sebrae se mantém atualizado e antenado com as mudanças tecnológicas, culturais e comportamentais que afetam o mundo dos negócios? Que ferramentas e metodologias utiliza para acompanhar as transformações e as inovações do mercado?
JK – O Sebrae conta com uma estrutura formada por unidades que buscam contemplar as principais demandas dos pequenos negócios, atuando com ferramentas de inteligência de mercado, pesquisas e estudos e desenvolvimento de ferramentas e soluções para atender empreendedoras e empreendedores. Nossa missão é atuar pelo fortalecimento da cultura empreendedora e pelo desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, e o pilar de aprimoramento do quadro técnico é essencial para este fim.
Não à toa, temos em nossa estrutura uma Universidade Corporativa provendo soluções para os nossos profissionais estarem bem qualificados. Eles participam de cursos de mercado, dos grandes eventos de inovação, encontros setoriais, missões empresariais, entre outras ações, pois apostamos que a qualificação do time é o primeiro passo para que toda a organização alcance bons resultados junto aos clientes. Portanto, reconhecemos que é nosso dever acompanhar todas as tendências, as mudanças comportamentais e culturais, os avanços tecnológicos e tudo o que impacta o universo do empreendedorismo.
BV – Que mensagem gostaria de deixar para os empreendedores brasileiros que acompanham esta entrevista? Que conselhos ou dicas pode dar para quem quer abrir ou melhorar o seu próprio negócio?
JK – Os empreendedores recuperaram o otimismo depois de enfrentarem muitos desafios e dificuldades ao longo dos últimos anos. Já acompanhamos um processo de retomada econômica e é preciso seguir firme nesse passo. O Sebrae é um grande parceiro de todos os empreendedores. Seja um negócio por oportunidade, seja por necessidade, independente do setor de atuação, estaremos sempre ao lado dos pequenos. Reforço que, para quem quer abrir ou aprimorar os negócios, temos as soluções e ferramentas ideais para apoiar nessa jornada. Conhecimento é fundamental.
Nossa orientação é para que os empreendedores estejam sempre atualizados acerca das tendências de mercado, inovando e se reinventando, pois as demandas de consumo de produtos e serviços evoluem, tal qual evolui a nossa sociedade. Convidamos os empresários e empresárias, todos os baianos que desejam empreender, a conhecer o que o Sebrae tem a oferecer, visitando nossas agências espalhadas pelo estado, nossa intensa de agenda de eventos, cursos, capacitações e até mesmo contando com o atendimento remoto, ligando para 0800 570 0800, em funcionamento todos os dias da semana. O Sebrae é a casa do empreendedor e está de portas abertas para compartilhar conhecimentos e crescermos juntos.
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