Segundo levantamento da Abecs, associação que representa o setor de cartões, a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito teve queda de 41,7% nos primeiros dias de abril, em comparação com o mesmo período de março, chegando a 283,5% ao ano (11,8% ao mês). Os dados levam em consideração apenas os três primeiros dias úteis do mês – de 3 a 5 de abril –, período em que entrou em vigor a nova regra de uso do crédito rotativo, determinada pela Resolução CMN 4.549, do Banco Central.
O levantamento da Abecs abrange quase a totalidade do mercado, por considerar as taxas médias das principais instituições emissoras de cartão do País. Desde o mês passado, a Associação passou a divulgar as taxas de juros praticadas pelos cartões, com o objetivo de permitir o melhor acompanhamento do mercado e maior transparência na evolução das taxas.
Nova regra
Desde 3 de abril, de acordo com a Resolução CMN nº 4.549, o cliente só pode usar o rotativo do cartão até a fatura seguinte (aproximadamente 30 dias) – após esse período, ele deve quitar o valor que ficou em aberto. Para isso, os emissores de cartão poderão oferecer na própria fatura uma linha de parcelamento do saldo devedor, com juros menores que os do rotativo.
Segundo a Abecs, a medida é positiva para o consumidor que costuma usar o rotativo, pois agora ele pode financiar a fatura do cartão com parcelas fixas e juros mais baixos, tendo melhor controle do seu orçamento. Para ajudar a explicar a mudança, a Associação iniciou em março uma campanha de comunicação, que inclui um hotsite explicativo (www.abecs.org.br/novorotativo), anúncios e videoaulas na internet, que já totalizaram mais de 6 milhões de visualizações.
Uso consciente
Segundo pesquisa da Abecs realizada pelo Datafolha, apenas um em cada dez usuários de cartão de crédito usa o rotativo. De acordo com o levantamento, 86% das pessoas pagam o valor integral da sua fatura e 88% têm a intenção de fazer o mesmo no próximo vencimento. Apenas 3% pagam o valor mínimo, 5% pagam outro valor e 5% optam por fazer o parcelamento da fatura.