BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

Lucro líquido das Farmácias Pague Menos cresce 683% no 2º trimestre

REDAÇÃO por REDAÇÃO
03/08/2021
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 5 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

As Farmácias Pague Menos (PGMN3), a primeira rede do varejo farmacêutico a ter presença em todos os estados da Federação e DF, encerrou o segundo trimestre de 2021 com lucro líquido ajustado de R$ 71,6 milhões, o maior lucro trimestral da sua história. O resultado representa crescimento de 683% em relação ao 2T20, com margem líquida crescendo 3,0p.p. e atingindo 3,5%. No acumulado do ano, o lucro líquido foi de R$ 115,8 milhões, valor 20,6% superior ao registrado em todo o ano de 2020.

“Os resultados evidenciam o salto no nível de rentabilidade alcançado pela empresa nos últimos trimestres. E os indicadores operacionais revelam nosso crescimento consistente alicerçado por operações e processos cada vez mais eficientes, centrados no cliente”, afirma Mário Queirós, CEO da Pague Menos.

O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) dos meses de abril, maio e junho de 2021 alcançou R$ 192,3 milhões, aumento de 37,7% contra o 2T20. A margem Ebtida foi de 9,4%, incremento de 1,1p.p. em relação ao 2T20. Em relação a esses números, o CEO observa que tais resultados reforçam a tendência apresentada pela Pague Menos desde 2019, de fazer uma combinação saudável de aceleração do crescimento de vendas e de margem Ebtida.

No 2T21, a Pague Menos acelerou o crescimento de vendas e registrou faturamento recorde de R$ 2 bilhões, alta de 20,6% em relação ao 2T20, com incremento mesmas lojas de 19,7% e 18,9% em lojas maduras. A categoria de produtos de marcas próprias totalizou R$ 125,2 milhões em vendas no trimestre, aumento de 22,5% em relação ao 2T20, representando 6,2% das vendas totais.

A alta performance das vendas é consequência da melhoria de indicadores operacionais. Um dos principais foi o índice de ruptura de estoques que reduziu 40% em relação ao 2T20 – menor patamar em 3 anos – com incremento de 6,6% no sortimento de itens vendidos O resultado é fruto do contínuo aperfeiçoamento do algoritmo de reposição de produtos e aumento na frequência de abastecimento de lojas, além da diversificação da base de fornecedores e distribuidores. A média do período foi de 9,2 mil SKUs por loja, crescimento de 14% em relação ao 2T20.

Investimentos e avanços

No 2T21 foram investidos R$ 68,1 milhões. A maior parte do investimento foi direcionada para a expansão orgânica e reformas de lojas. Foram inauguradas 6 lojas no trimestre, localizadas majoritariamente na região Nordeste. O ritmo de inaugurações ganhará tração a partir do 3T21.

“Contamos com um conjunto de mais de 130 novos pontos aprovados, dos quais 80 com contratos assinados e em fase de implantação – e inauguração prevista para os próximos trimestres. É importante destacar que, mesmo com a aquisição do portfólio de lojas da Extrafarma, continuamos com muitas oportunidades mapeadas para a expansão orgânica, e por isso o ritmo de abertura de lojas não será afetado”, observa Queirós.

Hub de saúde

O Hub de Saúde Pague Menos continua a se desenvolver, tornando-se uma solução cada vez mais abrangente para a promoção de saúde e bem-estar dos brasileiros. No 2T21, a Pague Menos avançou na proposta de consolidar suas lojas como postos de atendimento primário, com o Clinic Farma, que atingiu novo recorde: 760 mil atendimentos e adesão de 6,8% da base total de clientes. No acumulado do primeiro semestre, ultrapassou 1,4 milhão de atendimentos, crescimento de 74% sobre o registrado em todo ano de 2020.

Diferentemente de ambulatórios de farmácias – área reservada para aplicação de injeções e aferição de pressão arterial – o Clinic Farma é um consultório farmacêutico que oferece esses serviços e também atendimento para tratar diversas doenças, com presença do farmacêutico em tempo integral e do médico, nas consultas via telemedicina. No 2T21, seu portfólio de foi ampliado para 46 protocolos de saúde, com a inclusão de novos testes rápidos de influenza, anemia, parâmetros cardiovasculares, entre outros.

O AME, canal de medicamentos especiais, no 2T21 passou a ofertar de forma pioneira no varejo farmacêutico nacional, a toxina botulínica, direcionada exclusivamente para profissionais da área da saúde e clínicas médicas, no formato B2B. Esse e outros lançamentos levaram o canal a registrar crescimento recorde de 273% contra o 2T20. No trimestre, também foi ampliado o alcance do Programa de Suporte ao Paciente (PSP AME), duplicando a quantidade de clientes com acompanhamento do tratamento e atendimento personalizado nesse canal.

A oferta de telemedicina nas lojas e no site foi ampliada no 2T21, com a inclusão de novas modalidades de teleconsulta como teleaconselhamento, telenutrição e teleatendimento farmacêutico. Além disso, a Pague Menos firmou parceria com a Saúde ID, do Grupo Fleury, para a utilização da tecnologia TytoCare em telemonitoramento assistido pelo farmacêutico da loja. A tecnologia permite que os médicos tenham acesso a imagens e sons de alta qualidade, além da utilização de equipamentos complementares de aferição de parâmetros fisiológicos, facilitando o desfecho clínico dado pelo médico, serviço que se encontra em fase piloto.

Plataforma omnichannel

A omnicanalidade é um dos principais pilares do Hub de Saúde Pague Menos. No 2T21, a plataforma omnichannel seguiu alcançando novos recordes, avançando na proposta de oferecer aos clientes soluções cada vez mais ágeis e convenientes em suas jornadas de compra, com integração completa entre os múltiplos canais de venda. As vendas dos canais digitais expandiram 71,1% no trimestre, atingindo 7,4% das vendas totais. Nas regiões Sul e Sudeste, onde o e-commerce está em estágio mais maduro, a participação de vendas digitais atingiu 13,2% e 14,4% respectivamente.

A rede de entrega expressa foi expandida para 225 lojas, em 158 municípios, permitindo a entrega de pedidos online a partir das lojas em até 4 horas, aumentando o nível de serviço e tornando a modalidade Ship From Store a mais relevante entre os canais digitais, concentrando 29% das vendas.

A Prateleira Infinita, inovação lançada em 2020, segue crescendo e ganhando participação em vendas. Com esse serviço, a operação de loja passa a contar não apenas com o estoque de sua unidade, mas sim com um estoque integrado de toda uma cidade ou estado. No 2T21, a Pague Menos incorporou novas funcionalidades ao canal como a venda de medicamentos controlados, a possibilidade de compra em uma loja e retirada em outra e o mix passou a incluir medicamentos especiais.

Aquisição Extrafarma

A Pague Menos formalizou no dia 18 de maio de 2021 a aquisição da Imifarma Produtos Farmacêuticos e Cosméticos S.A. (Extrafarma) pelo valor de R$ 700 milhões (Enterprise Value). A transação é um marco importante em sua história recente, sendo o início de uma nova fase de crescimento da Companhia.

A Extrafarma encerrou o primeiro trimestre de 2021 com 402 lojas, distribuídas em 10 estados, que totalizaram faturamento de R$ 2,1 bilhões em 2020. Com a aquisição, que está sob análise do Cade, a Pague Menos se torna a segunda maior rede de farmácias do país em número de lojas.

Atualmente, a Pague Menos está focada no planejamento do processo da futura integração dos ativos da Extrafarma, de forma a maximizar a captura de sinergias. O objetivo é ter o mapeamento e o planejamento detalhado da futura integração para a geração de valor, tão logo obtida a aprovação do Cade  e o closing da operação. Respeitando as condições impostas pela legislação brasileira de defesa da concorrência, a Companhia estruturou um escritório de integração, que conta com um time de executivos seniores dedicados full time ao projeto, além de consultoria especializada e equipes de trabalho nas principais áreas de negócio.

Tags: CadeExtrafarmaFarmácias Pague Menos
Artigo Anterior

Portos públicos da Bahia batem recorde histórico de movimentação de cargas no primeiro semestre

Próximo Artigo

Abrasce prevê aumento de 32% nas vendas em shoppings centers para o Dia dos Pais

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Pessoas caminhado
Economia

Desemprego no trimestre cai para menor taxa da série histórica

Fies
Economia

Renegociação de dívidas do Fies começa neste sábado (1º)

Próximo Artigo

Abrasce prevê aumento de 32% nas vendas em shoppings centers para o Dia dos Pais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

Alunos em sala de aula

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abre processo seletivo simplificado com 38 vagas

Summit de negócios

Programação do Summit de Negócios Made in Bahia traz debates sobre crédito, inovação e infraestrutura

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Haddad discute IA sustentável e finanças climáticas às vésperas da COP30

Haddad discute IA sustentável e finanças climáticas às vésperas da COP30

Igreja em Rio de Contas

1º FLIRCONTAS celebra literatura, cultura e memória em Rio de Contas, “cidade-mãe da Chapada Diamantina”

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Haddad discute IA sustentável e finanças climáticas às vésperas da COP30

Haddad discute IA sustentável e finanças climáticas às vésperas da COP30

Igreja em Rio de Contas

1º FLIRCONTAS celebra literatura, cultura e memória em Rio de Contas, “cidade-mãe da Chapada Diamantina”

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.