A exposição “A Olho Nu”, de Vik Muniz, um dos artistas brasileiros mais reconhecidos internacionalmente, desembarca em Salvador entre 13 de dezembro e 29 de março, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA). Trata-se da maior retrospectiva já realizada pelo artista, reunindo mais de três décadas de produção.
A mostra apresenta obras tridimensionais e séries fotográficas emblemáticas, nas quais Vik Muniz explora materiais inusitados, recriações de imagens clássicas e intervenções que desafiam a percepção do público. Em “A Olho Nu”, no entanto, o foco está também na reflexão: a exposição revisita os “silêncios sociais” que atravessam a formação do Brasil e expõe camadas de desigualdade frequentemente naturalizadas no cotidiano.
Ao propor novas leituras sobre memória, identidade e invisibilidades sociais, Muniz convida o visitante a observar — com mais nitidez e sensibilidade — as fissuras e potências de um país marcado por contrastes. A chegada da retrospectiva a Salvador reforça o papel da capital baiana como um dos principais polos de fruição artística do país e amplia o acesso do público nordestino a obras de referência no cenário contemporâneo global.
Leia mais:























