Muitos brasileiros estão adiando o velho sonho de ter um carro zero quilômetro na garagem, trocando-o por um seminovo. Segundo dados da Webmotors (www.webmotors.com.br), marca líder de classificados online de veículos do País, a procura por um modelo com até três anos de uso teve elevação de 78% nos últimos 12 meses. Na avaliação do CEO da Webmotors, Rodrigo Borer, essa tendência pode ser explicada pela queda do poder aquisitivo do brasileiro e pela maior restrição ao crédito.
O levantamento mostra ainda que, nesse mesmo período, o volume de veículos seminovos em estoque aumentou em 74%, enquanto o de carros disponível na plataforma ampliou o número de ofertas em 40%.
Borer destaca que a migração promove uma mudança interessante no mercado. “Antes, o consumidor que comprava um carro novo deixava o usado como parte da entrada na hora de fechar o negócio. Com a alta na procura por carros usados, hoje o mercado apresenta escassez desses modelos. Quem quer trocar de veículo hoje prefere o seminovo ao zero quilômetro”.
Com uma média de 350 mil anúncios/mês, a Webmotors é um referencial no segmento de compra de veículos online, contando com mais de 150 mil inscritos no YouTube, cerca de 30 milhões de visualizações de vídeos, 52 mil seguidores no Twitter e 2,2 milhões de fãs no Facebook.