O Nordeste é uma das regiões mais importantes para estratégia de crescimento do Mercado Livre, e-commerce líder da América Latina. E agora se tornou também um dos principais focos do investimento em logística pela empresa. Com a combinação do Centro de Distribuição Fullfilment (que envolve desde o armazenamento até a entrega do produto) em Lauro de Freitas (BA) e a utilização de 7 aeronaves no transporte de produtos, o marketplace reduziu em 70% o tempo de entrega na região, com produtos chegando entre 1 e 2 dias. Na Região Metropolitana de Salvador, as entregas já são feitas até no mesmo dia.
O resultado desse esforço fez com que, no último ano, o Nordeste respondesse a 11% das cargas movimentadas diariamente pelo Mercado Livre. Apenas em Lauro de Freitas, a empresa processa uma média de 140 mil pacotes por dia, que correspondem a 97 encomendas por minuto.
Instalado em uma área de 56 Km², o Centro de Distribuição possui capacidade de armazenamento de 3,6 milhões de itens e emprega aproximadamente 1.254 pessoas, muitas delas moradores de Lauro de Freitas e de cidades vizinhas como Camaçari.
Apenas em junho deste ano, o Mercado Livre realizou 74 mil rotas na região Nordeste, 32% a mais que em junho de 2022, quando foram realizadas 56 mil rotas.
“Em Lauro de Freitas, somos o único Centro de Distribuição a atender todos os Estados de uma região – no caso o Nordeste. Conseguimos atender os nossos consumidores de forma rápida e eficiente a partir da junção de tecnologia, colaboradores comprometidos e os voos que seguem para cá com mercadorias”, afirma Regina Rufino, líder de Operações do centro de distribuição do Mercado Livre na Bahia.
Supermercados: mais de 1 milhão de compradores no Nordeste
Com 1 milhão de compradores nos últimos 12 meses, apenas no segmento de supermercados, o Nordeste é um dos destaques na venda de itens alimentícios de produtos de limpeza no Mercado Livre. A vertical de negócios é uma das principais apostas do marketplace para gerar maior recorrência de clientes e rentabilidade na plataforma.
A região é responsável por 10% das vendas de supermercado através do Mercado Livre, sendo que todos os envios saem do CD de Lauro de Freitas. Uma das redes que operam no Mercado Livre no Nordeste é o Pão de Açúcar, mas a expectativa da empresa é de ampliar ainda mais a oferta de itens para os consumidores da região.
“Nós vemos um potencial de crescimento ainda maior nesse segmento no Nordeste e seguimos investindo na atração de novos players para potencializar ainda mais a movimentação no setor de supermercados e continuar impactando positivamente a economia na Bahia e no restante do Nordeste”, afirma Fábio Beato Marques, Gerente Sênior de Marketplace do Mercado Livre.
Entre os produtos mais vendidos estão leite condensado, azeite de oliva, cervejas, óleo de soja, açúcar cristal e vinhos. Os clientes têm vantagens com a entrega rápida do Mercado Livre, além de frete grátis para compras a partir de R$199.
Modelo de Diversidade e Inclusão
O CD de Lauro de Freitas é modelo de iniciativas de Diversidade e Inclusão no Mercado Livre. Na unidade, 53% das lideranças são mulheres, além de contar com um percentual de 9,5% de trabalhadores com deficiência, entre eles, 28 deficientes auditivos.
Entre 2021 e 2022, a empresa realizou um treinamento de libras para lideranças, área de suporte e colaboradores, perfazendo um total de 80 pessoas capacitadas. Outra iniciativa interessante é o projeto Melinas, rede de conhecimento, desenvolvida dentro do centro de distribuição, que ajuda a impulsionar a carreira de mulheres na área logística. Ao todo, 376 colaboradoras já participaram por meio de oficinas, palestras e mentorias.
“Esta é uma iniciativa que nasceu de um sonho desde a inauguração. O que mais me brilha os olhos neste projeto é exatamente a inclusão, ao darmos oportunidade igual para todas as pessoas”, diz Regina Rufino.
Melinas
O projeto Melinas é uma rede de conhecimento, desenvolvida dentro do centro de distribuição de Lauro de Freitas (BA), que ajuda a impulsionar a carreira de mulheres na área logística.
Regina explica que a iniciativa foi idealizada a partir do interesse das mulheres que trabalham no local. “Nossa intenção foi promover a conexão entre as pessoas para que pudessem compartilhar conhecimento, trocar ideias, inspirar e impactar positivamente a vida uma das outras. Queremos impulsionar o desenvolvimento e a carreira dessas mulheres, dentro e fora da companhia, sobretudo em uma área majoritariamente masculina”.