A construtora pernambucana Moura Dubeux concluiu nesta quinta-feira (1º/9) uma operação estruturada visando uma captação de aproximadamente R$250 milhões para a construção de quatro projetos lançados no segundo trimestre deste ano. Os empreendimentos são o Beach Class Rio Vermelho, em Salvador, o Platz, em Fortaleza, o Lanai, em Maceió, e o Florata, em Natal.
Segundo a construtora, a operação envolveu a emissão de notas comerciais, que contaram com aval da companhia e garantias reais similares às usualmente prestadas em operações para financiamento à produção, as quais foram utilizadas como lastro para a emissão de certificados de recebíveis imobiliários (CRI), objeto de distribuição pública, com esforços restritos de colocação.
Os CRIs foram subscritos por fundos de investimento imobiliário geridos pelo Kinea Investimentos Ltda. e serão integralizados a prazo, na medida em que sejam necessários recursos para a construção dos empreendimentos, com prazo de amortização também em linha com operações de mercado para financiamento à produção.
O que é
O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título de renda fixa baseado em créditos imobiliários, como financiamentos residenciais, comerciais ou para construções, contratos de aluguel a longo prazo, etc. Como o CRI funciona na prática? Da seguinte forma: uma construtora financia apartamentos em um prédio e vai receber o pagamento nos próximos 15 anos. Porém, para construir o prédio, a construtora precisa de dinheiro agora. Esta repassa os contratos de venda à uma securitizadora, que faz a análise de risco de cada contrato e emite os CRIs para serem distribuídos
O recurso levantado com a venda dos CRIs vai para a securitizadora, que após o pagamento dos respectivos custos de administração e das obrigações fiscais, repassa o valor líquido para a construtora, ou seja, a incorporadora consegue pegar à vista o valor que ela só iria receber daqui a muitos anos. Ou seja, a operação é bem similar à uma antecipação de recebíveis disponibilizada por alguns bancos.
Beach Class Rio Vermelho
O Beach Class Rio Vermelho foi lançado no último mês de maio. Localizado na Avenida Cardeal da Silva, o o empreendimento possui studios (26m²), um quarto (37m²) e dois quartos (67m²), e surge com possibilidades de serviços que agregam conveniência e praticidade. Não faltam opções de lazer, como o rooftop lounge, piscina aquecida com spa e vista para o mar, sky lounge e espaço confraria no rooftop. Além disso, as conveniências abrangem espaços fitness com vista para o mar, coffee shop lounge e coworking.
Até julho, após dois meses de lançamento, foram vendidas 221 unidades, o que representa mais de 80% do empreendimento. Confira abaixo uma galeria de fotos do empreendimento.
Hotel Pestana
Também nesta quinta-feira, a Moura Dubeux anunciou que irá investir R$280 milhões na requalificaçao do Hotel Pestana, que está fechado há seis anos. A expectativa é que as obras do empreendimento sejam iniciadas ainda neste ano, com lançamento previsto para comercialização das unidades no mês de outubro. Serão gerados mais de 300 empregos diretos.
Leia mais: https://badevalor.com.br/moura-dubeux-vai-investir-r280-milhoes-em-empreendimento-no-antigo-hotel-pestana/.