O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transportou, em março, 9,684 milhões de passageiros. Este número representa uma alta de 7,4% em relação a igual mês de 2023. No primeiro trimestre de 2024 foram 27,275 milhões de usuários, crescimento de 11,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. O metrô conta com 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária.
O sistema já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 370 mil pessoas por dia.
Atakarejo
O Atakarejo, fundado pelo baiano Teobaldo Costa há 30 anos, se manteve como a 24ª maior rede de supermercados do país, de acordo com o Ranking Abras 2024, divulgado ontem.
O estudo, que analisou o desempenho do setor supermercadista em 2023, mostrou que a companhia baiana movimentou pouco mais de R$4,309 bilhões no ano passado.
Depois do Atakarejo, o melhor baiano no ranking é o Rede Mix. O grupo, no entanto, caiu 11 posições. Passou do 66º lugar para o 77º.
O grande destaque no Nordeste é o Grupo Mateus, do Maranhão, que segue na terceira posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados, atrás apenas do Carrefour e do Assaí Atacadista.
O estudo mostrou que o setor supermercadista do país alcançou um faturamento de R$1 trilhão por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição em 2023.
Franquias baianas
Três redes franqueadoras da Bahia receberá, em maio, o badalado Selo de Excelência em Franchising (SEF) em 2024.
As marcas baianas são: Açaí no Kilo, com sede em Feira de Santana, a Óticas Mercadótica, de Vitória da Conquista, e a soteropolitana Sal e Brasa Grill.
Mais importante pesquisa e reconhecimento do franchising, no País, o SEF é é concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e considerado um termômetro das relações entre franqueador e franqueado.
Isto porque, para sua concessão, são realizadas entrevistas individuais por um parceiro independente, a Nielsen. Ao todo, foram mais de 15 mil consultas.
No estudo são avaliados quesitos como o real apoio fornecido, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte, treinamentos e comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade e retorno de investimento.
Leia também: Banco do Nordeste amplia investimentos na avicultura