As companhias aéreas programaram para o terceiro trimestre deste ano 124,8 mil voos – 14% a mais em relação a igual período do ano passado. A Bahia contará com 7.813 partidas entre julho e setembro – o quarto maior volume do país, atrás apenas de São Paulo (45.413 voos), Rio de Janeiro (13.740) e Brasília (11.333).
Para se ter uma ideia, o total de voos previstos para a Bahia é mais do que a soma de Ceará (3.628 voos) e Pernambuco (3.290). Também é bem superior do que está previsto para região Norte do país, que terá 4,5 mil voos nesta temporada.
Somente a Latam programou 376 voos extras com origem ou destino nos aeroportos de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista no mês de julho.
Os dados são das empresas que fazem parte da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) – Abaeté, Gol, Latam , Rima e Voepass.
“Nos últimos meses o índice da oferta de voos no mercado doméstico já superou o total pré-pandemia. Isso mostra o avanço das nossas associadas na oferta de bilhetes, muitos deles promocionais. As empresas estão apostando no transporte aéreo e queremos seguir esse ritmo de recuperação do setor, com lançamento de novas rotas e conectando todo o país”, afirma a presidente da Abear, Jurema Monteiro.