A Petrobras anunciou que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada no município de Camaçari, está na fase final de manutenção e deve retomar suas atividades em janeiro de 2026. A unidade é estratégica para a produção nacional de fertilizantes, especialmente amônia e ureia, insumos fundamentais para o agronegócio.
Segundo a estatal, o processo de comissionamento da planta já foi iniciado. As equipes técnicas estão realizando o alinhamento das utilidades industriais, etapa essencial para a execução dos testes de sistemas e equipamentos, com foco na segurança operacional e na eficiência da retomada produtiva.
Para garantir o suprimento contínuo de gás natural — principal matéria-prima utilizada na fabricação dos fertilizantes —, a Petrobras e a Bahiagás firmaram, no dia 12 de dezembro, um contrato para movimentação de gás canalizado destinado à indústria. O acordo prevê o transporte diário de até 1,2 milhão de metros cúbicos de gás por meio de dutos.
A reativação da Fafen-BA integra a estratégia da Petrobras de fortalecer a produção nacional de fertilizantes, reduzir a dependência de importações e ampliar a segurança do abastecimento para o setor agrícola, além de gerar impactos positivos na economia regional e na cadeia industrial baiana.
Leia mais:
Presidente nomeia Carina Canguçu para vaga de juíza titular no TRE-BA.





















