A capital baiana conta com três plataformas virtuais de comércio (marketplaces) lançadas pela Prefeitura para estimular o ambiente de negócios e economia local. Uma das ferramentas disponibilizadas é o site Compre Delas (compredelas.salvador.ba.gov.br), direcionado ao público feminino empreendedor que pode, de forma simples e dinâmica, se cadastrar e divulgar seus produtos e serviços.
Há 18 categorias, como beleza, festa, artes gráficas, moda, marketing, panificação e confeitaria, tecnologia, gastronomia, estética, dentre outras, pelas quais as empreendedoras podem se inscrever para divulgar seus trabalhos.
Para fazer parte da plataforma, é necessário acessar o site e preencher uma ficha de cadastro com dados pessoais, além de fazer envios de foto e logo da empresa e efetuar breve descrição do produto ou serviço que será disponibilizado para venda. As mulheres também podem se cadastrar pessoalmente no SAC do Empreendedor, que funciona no Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Compre Delas foi desenvolvido a partir da parceria entre as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Inovação e Tecnologia (Semit). A estimativa é reunir, até o final do ano, cerca de 1 mil cadastros de mulheres na rede, ajudando a fomentar a formalização e regularização das empresas.
AfroBiz
Voltada para profissionais que atuam na indústria criativa afro de Salvador, a plataforma AfroBiz (www.afrobizsalvador.com.br) já conta com mais de 1,5 mil negócios cadastrados. Criada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a partir do Prodetur Salvador com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a ferramenta tem conectado empreendedores a consumidores, possíveis fornecedores e investidores, gerando oportunidades de vendas para os envolvidos.
A ação abrange, ainda, a realização de rodadas de negócios nacionais e internacionais. Os próximos encontros ocorrerão em novembro e visam dar visibilidade a quem atua em atividades do segmento.
A maioria dos participantes do AfroBiz são oriundos do AfroEstima, iniciativa educacional gratuita desenvolvida de forma híbrida (on-line e presencial), através da oferta de cursos e de mentoria, com conteúdo digital e físico, organizado por trilhas de aprendizagem – isto é, capacitações agrupadas em módulos estratégicos, de conteúdos variados e que dialogam entre si. Envolve, por exemplo, a realização de cursos de Marketing Digital, Gestão de Negócios e Liderança com foco na juventude negra, passando por módulos chamados de sociais, como “História, cultura afro-brasileira e da diáspora” e “Desenvolvimento Pessoal e Social”, dentre outros.
Aos 71 anos, a funcionária pública Marinalva Nascimento viu na confecção de bonecos uma oportunidade de empreender. Ela costumava vender os produtos para as amigas no trabalho e, com a pandemia, as vendas diminuíram. “Minha filha me falou do AfroBiz e fiz questão de conhecer. Estou tendo contato com empreendedores, criando uma expectativa de conhecimento e inovação, recebendo conteúdo para incrementar as vendas. A gente tem que buscar ferramentas para conseguir nossos objetivos. A partir do momento que fazemos trocas, os conhecimentos se expandem e, assim, conseguimos ir além”.
A estimativa da Prefeitura para as plataformas AfroBiz e AfroEstima é cadastrar pelo menos 2,5 mil empreendedores envolvidos com o turismo étnico-afro. São aptos a participar da iniciativa baianas, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, em blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo e em meios de hospedagem e agências, dentre todos os outros atores que fortalecem o turismo étnico-afro da capital baiana.
Donas do Sabor
Chefs de cozinha e proprietárias de restaurantes de Salvador podem se cadastrar, de forma gratuita, no projeto Donas do Sabor. Há uma seção especial no portal Salvador da Bahia (www.salvadordabahia.com/festival-donas-do-sabor/), onde as profissionais devem enviar sua história com a gastronomia, um prato principal de seu restaurante, contato, endereço, redes sociais e fotos. Os dados são avaliados e, em seguida, disponibilizados na plataforma do projeto.
O site possibilita que os consumidores tenham acesso a rotas gastronômicas na cidade, ou ainda pesquisem bairros e nome dos estabelecimentos.
A plataforma se junta a uma websérie com grandes nomes da gastronomia local produzida durante o Festival Donas do Sabor, lançado em novembro de 2021. A iniciativa teve como objetivo fomentar a rota turística gastronômica da cidade para atrair visitantes nacionais e internacionais através da potencialização das mulheres que dominam a culinária baiana.
O projeto foi desenvolvido pela Secult em parceria com o Women on Food (uma aliança internacional com o objetivo de conectar e capacitar mulheres que estão transformando a gastronomia em todo o mundo) e contou com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Shopping Barra.