A Rede Mater Dei, que inaugura no primeiro trimestre deste ano aquele que será o maior hospital privado de Salvador, acaba de anunciar a aquisição de participação representativa de 95,5% do Hospital Premium – Instituto de Cirurgia Plástica e Oftalmologia Ltda, localizado em Goiânia. A aquisição é a terceira após a rede abrir capital em abril de 2021. Desde o IPO, a Rede Mater Dei já adquiriu o Grupo Porto Dias (em Belém) e o Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia (MG). O projeto é tornar o grupo um player consolidador de mercado.
O Hospital Premium está localizado no maior município do Centro-Oeste em população e em número de beneficiários. A região metropolitana do município, que está em forte ascensão com o crescimento do agronegócio, abrange mais de 2,5 milhões de habitantes, com quase 700 mil beneficiários, e é carente de hospitais de referência em qualidade assistencial acessíveis à maior parte dos beneficiários.
Inaugurado em 2013, o Premium é um hospital moderno que expandiu sua operação e, em 8 anos, tornou-se um hospital geral de alta complexidade, com capacidade instalada para 156 leitos. Com vocação cirúrgica, o hospital possui, atualmente, 10 salas cirúrgicas e 28 vagas de UTI, com expansão mapeada para 13 salas cirúrgicas e 44 UTIs. A previsão é que todos os leitos entrem em operação nos próximos 12 meses, fruto de expansão das especialidades, seguido posteriormente de uma expansão Brownfield no terreno ao lado, de 5 mil m², já adquirido à parte em janeiro de 2022.
Para o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Salvador, essa aquisição vem ao encontro do plano estratégico da instituição, que planeja crescer nas regiões norte (onde já anunciou a aquisição do Grupo Porto Dias), nordeste (onde vai inaugurar o Mater Dei Salvador) e centro-oeste. “Com esta aquisição, damos mais um passo em nossa estratégia, chegando à região centro-oeste, importante polo. Havíamos adquirido o Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, Minas Gerais, e agora com esta compra estamos nos posicionando fortemente na região do agronegócio, que representa hoje 27% do PIB brasileiro. Esse é mais um ativo totalmente alinhado ao nosso propósito, com atendimento humanizado, acolhedor e focado em excelência assistencial e operacional. Além dessa compra, seguimos atentos a novas oportunidades”, explica.
O Enterprise Value (“EV”) para 100% da Operação e o imóvel é de R$ 250 milhões, a serem pagos em 6 parcelas, conforme cronograma em percentual do EV: 40% no fechamento, seguido de 4 parcelas anuais de 10% cada, com a última parcela no 5º ano de 20%, corrigidas pelo IPCA. A última parcela está sujeita a regime de earnout baseado em performance. O múltiplo da transação é de R$ 1,60 milhão por leito (sem considerar ajustes a valor presente).
Novo diretor
Outra novidade anunciada pela Rede Mater Dei é a contratação do executivo Daniel Coudry, que tem sólida experiência com Seguros de Saúde, Vida e Previdência, tendo negociado e implantado inúmeros planos para grandes empresas, envolvendo seguradoras e resseguradoras. Ele tem 3 anos de experiência internacional na área de Saúde, atuando nos EUA no Fox Chase Cancer Center (Philadelphia), nas áreas de pesquisa e de gestão. O novo diretor da Rede já exerceu cargos de direção no Dasa, na Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) e na AMIL, sendo que nesta última foi CEO por 2 anos.
Na Rede Mater Dei ele será responsável pela área de novos negócios e inovação. Também será o diretor geral do hospital de Goiânia.
Formação acadêmica
· IMD Business School (Suíça) – Business Program for Senior Executives – 2018
· IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) – Curso de Formação para Conselheiros de Administração – 2014
· FGV GVPEC – Gestão Estratégica de Negócios – 2009
· JOHNS HOPKINS UNIVERSITY (EUA) – Hopkins Business of Medicine Certificate Program –2005/2006 (Programa de Administração na área de Saúde com foco em Liderança, Qualidade, Finanças e Negócios)
· BCS – Building Capabilities For Success (EUA) – 2000 (Programa para gerentes seniores e diretores da Liberty Mutual – Administração Gerencial Superior)
· Residência Médica em Patologia – UNICAMP – 1989/1991
· Graduação em Medicina – Faculdade de Medicina de Jundiaí – 1988