A força do cooperativismo do semiárido baiano vai ganhar projeção internacional na COP-30, que será realizada em Belém (PA), em 2025. Duas iniciativas vinculadas à Rede Pintadas, no território da Bacia do Jacuípe, foram selecionadas para representar a Bahia no maior encontro global sobre mudanças climáticas: a Cooperativa Ser do Sertão e a FrigBahia.
As cooperativas foram escolhidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB Nacional) como exemplos de inovação, sustentabilidade e produção responsável em regiões de clima extremo. “Foi uma surpresa para nós, não esperávamos essa indicação. Isso mostra o quanto o trabalho que estamos fazendo está no caminho certo”, afirmou Valdirene dos Santos Oliveira, presidente da Ser do Sertão.
Agrofloresta e protagonismo feminino
Formada majoritariamente por mulheres negras e jovens, a Ser do Sertão se destacou por seu modelo de produção de polpas de frutas 100% naturais — sem uso de água nem aditivos químicos — aliado a um programa de recuperação de áreas degradadas da Caatinga por meio da metodologia agroflorestal.
Durante a conferência, a cooperativa apresentará seu modelo de atuação a representantes de instituições nacionais, como a Natura, e organizações internacionais.
“O nosso diferencial é a metodologia de agrofloresta para recuperação de áreas degradadas na Caatinga. O impacto é real, e isso foi reconhecido pela equipe de seleção da COP-30”, destacou Valdirene.
Do sertão para o mundo
Outra integrante da Rede Pintadas, a FrigBahia será responsável por levar o sabor dos cortes especiais de caprinos e ovinos da marca Fino Sertão à mesa de líderes e autoridades mundiais durante o evento. Criada em 2015, a cooperativa se diferencia pela rastreabilidade, qualidade e compromisso com a agricultura familiar, que responde pela maior parte de seus fornecedores.
Atualmente, os produtos da FrigBahia já estão presentes em redes varejistas de oito estados e no Distrito Federal.
“Do sertão para o mundo! Celebramos essa remessa de cinco toneladas de produtos para a COP-30. Estamos levando sabor, qualidade e a responsabilidade do abate inspecionado da Bahia para Belém — e para o mundo!”, comemorou o presidente da cooperativa, Wanderley Gomes.
Rede Pintadas: modelo de intercooperação
A presença simultânea das duas cooperativas na COP-30 reforça o papel da Rede Pintadas como referência nacional em intercooperação e em projetos que integram desenvolvimento econômico, justiça social e enfrentamento à crise climática.
Em uma região historicamente marcada pela escassez de água, as iniciativas provam que o semiárido baiano é também território de resiliência, inovação e tecnologia social de alto impacto.
Leia mais:






















