Sair de Salvador para conhecer as belezas naturais da Espanha, Portugal e de outros países da Europa ficará mais fácil e rápido a partir do dia 21 de dezembro. É que a Air Europa irá retomar a rota ligando a capital baiana a Madri. Inicialmente, serão dois voos semanais – às quartas e sextas-feiras – operados com aeronaves Boeing 787 Dreamliner, um equipamento super eficiente e sustentável, capaz de reduzir o consumo de combustíveis em até 20%, além de ter um ruído na cabine 60% menor em relação aos seus concorrentes. “Estamos muito animados e voltando com força. A nossa companhia tem uma afinidade muito grande com a Bahia. Prova disso, é que a procura pelo voo tem sido muito boa. Hoje, a quase dois meses do reinício das operações, já temos 80% de ocupações para dezembro. Para janeiro, 70%”, disse Gonzalo Romero, gerente geral da Air Europa no Brasil.
Em entrevista exclusiva ao BAdeVALOR, Romero lembrou que a Bahia foi o primeiro destino operado pela Air Europa no Brasil. “Inicialmente, eram operações com voos charters (fretados) para trazer espanhóis de férias a Salvador”, disse ele, acrescentando que o tráfego entre a Bahia e a Espanha é muito grande. “A Bahia para o mercado espanhol, principalmente para os passageiros que viajam de férias, a lazer, e também a negócios, tem um apelo muito grande. A marca Bahia na Espanha é muito forte”, afirmou ele.
Gonzalo Romero disse ainda que os investimentos realizados na melhoria, modernização e na ampliação do Aeroporto de Salvador também têm sido um fator importante para as operações da Air Europa no estado. “Temos um aeroporto praticamente novo em Salvador, o que permite também maiores conexões. Anteriormente, antes da pandemia, tínhamos poucos passageiros que faziam conexões em Salvador. Hoje esta realidade é bem diferente e isto para nós é fundamental”, enfatizou o executivo.
O voo
O voo UX84 decolará do aeroporto da capital baiana às 22h55, com previsão de pouso em Madri às 11h25 do dia seguinte. No retorno, o voo UX83 parte da capital espanhola às 15h25, com chegada prevista em Salvador às 20h30. Os horários permitem uma rápida conexão em Madri para diversos destinos europeus, como Barcelona, Porto, Lisboa, Vigo, Zurique, Paris, Frankfurt, Munique, Roma e Milão, entre outros. Os bilhetes ida e volta para Madri custam a partir de R$3.656, já com taxas inclusas. Para Lisboa, saem por R$3.973. O pagamento pode ser feito em 10 vezes sem juros.
“A demanda está muito aquecida, principalmente dos passageiros brasileiros, que estão querendo viajar para aproveitar as férias, visitar os amigos e parentes na Europa, estudantes e o público corporativo. Hoje, entre 60% a 65% dos bilhetes são vendidos para brasileiros. Por conta da guerra na Ucrânia, há uma grande incerteza na Europa. A crise energética tem impactado os preços de todos os produtos, a inflação está um pouco fora de controle e isto gera muitas dúvidas nos europeus. Muitos estão optando por poupar e aguardar um pouco mais”, conta o gerente geral da Air Europa no Brasil.
Durante a entrevista, Gonzalo Romero também destacou os investimentos realizados pela Air Europa em sua frota. Hoje, a idade média dos equipamentos da empresa espanhola é de apenas quatro anos e meio. Com capacidade para 296 passageiros, o Boeing 787 Dreamliner, por exemplo, é considerado um dos aviões comerciais mais avançados e eficientes da atualidade. Para o passageiro, fica o destaque da cabine mais confortável, com luzes especiais que reduzem o jetlag, assim como uma pressurização melhorada, com uma diferença menor em relação ao nível do solo.
Os passageiros da Air Europa têm ainda à sua disposição serviço wi-fi, com diferentes opções, de acordo com o volume de navegação necessária, streaming e um completo e variado entretenimento audiovisual. “É um produto de excelente de qualidade. É a melhor aeronave que tem hoje na indústria”, garante Romero.
Por conta da pandemia de covid-19, as operações da Air Europa no Brasil ficaram suspensas por três meses. Em julho de 2020, os voos diários para São Paulo foram retomados. Agora em dezembro, será a vez de Salvador. Com isso, a empresa alcança 21 rotas nas Américas. Para atingir 100% que tinha antes da pandemia, a companhia terá ainda que retomar as frequências Madri-Recife e Madri-Fortaleza, o que só deve acontecer no ano que vem. “Estamos avaliando este retorno, mas a retomada depende da chegada de novos equipamentos”.
Sobre a Air Europa
A Air Europa é membro da aliança SkyTeam, composta por 19 companhias aéreas que, há 19 anos, trabalham juntas como uma grande rede global que atende a mais de 630 milhões de passageiros por ano.
A frota da Air Europa é uma das mais modernas do continente. É composta por 35 aeronaves, cuja idade média não excede quatro anos. A empresa é líder em processos de conservação ambiental. Em 2018, a organização ambiental alemã Atmosfair classificou a Air Europa como a companhia aérea de rede europeia mais eficiente.