Com atuação na capital baiana, região metropolitana e oeste do estado, o Sabin Diagnóstico e Saúde foi eleito uma das 10 melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com a consultoria global Great Place To Work (GPTW). Em sua 10ª edição, a lista de Melhores Empresas e o Ranking Bahia 2023, elaborados pela organização, foram divulgados nesta segunda-feira, 17.
Ao todo, 42 empresas participaram da pesquisa deste ano. As 10 que tiveram as maiores notas foram premiadas, sendo três delas de pequeno porte e outras sete de grande porte, a exemplo do Sabin. A empresa tem unidades em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Para chegar ao resultado, a GPTW realiza seis etapas de avaliação, começando com a inscrição das organizações no processo de certificação. Logo depois, é aplicada uma pesquisa online com os colaboradores e, se a companhia alcançar 70% no índice de confiança, dentro da amostra mínima dos respondentes, ganha um certificado com o selo Great Place to Work. Logo depois, a consultoria realiza questionários de certificação e classificação e passa a fazer a avaliação e ranqueamento da lista de premiação.
Agnaluce Silva, gestora do Sabin em Salvador, ressalta que “o Sabin adota estratégias que são fundamentais para se destacar como uma das melhores empresas para se trabalhar e o reconhecimento da GPTW, desde 2015, chancela o nosso compromisso com cultura humanizada e um ambiente de trabalho pautado em respeito, ética e cuidado. Isso inclui o cuidado com as pessoas, um modelo de liderança baseado na construção de confiança com as equipes por meio da empatia, escuta ativa e imparcialidade, o que nos torna um exemplo de ações alinhadas aos valores adotados pela empresa em todo o Brasil”.
Ela pontua também que a empresa valoriza a integridade das pessoas, compreendendo os anseios, apoiando o desenvolvimento e oferecendo oportunidades de carreira, programas de promoção da saúde, ações que envolvem a família, uma cultura que celebra conquistas pessoais e profissionais e demonstra apreço e reconhecimento pelos esforços individuais. “Essas estratégias promovem o engajamento dos colaboradores, a retenção de talentos e a obtenção do melhor de cada um”, salienta.
A gestora acrescenta que o Sabin tem como propósito inspirar pessoas a cuidar de pessoas, e isso reflete na importância dada às relações entre fornecedores, clientes, gestores e equipes. “Todas as pessoas envolvidas nas relações humanas que fazem a estratégia da empresa acontecer são valorizadas”, enfatiza ela, salientando que a “empresa se empenha em capacitar seus líderes para inspirar, reconhecer e desenvolver suas respectivas equipes. Dessa forma, elas sentem-se reconhecidas e alinhadas com os processos e diretrizes do Sabin, criando, assim, o sentimento de pertencimento e satisfação no trabalho”.
Além da pesquisa da GPTW, que é uma ferramenta importante para conhecimento do ambiente e da satisfação dos colaboradores, o Sabin desenvolve mecanismos próprios para receber feedbacks por meio da escuta ativa e de ferramentas utilizadas internamente para esta finalidade. “Proporcionar um ambiente de trabalho positivo nos leva a acreditar e investir cada vez mais em ações que promovam o respeito à diversidade e às singularidades das pessoas, com diretrizes e ações que promovam cultura e bem-estar das equipes”, pontua Agnaluce.
Para exemplificar, a gestora cita o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, que dá voz aos colaboradores. Fundamentado em cinco pilares estratégicos: mulher, étnico-racial, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações, a ferramenta permite entender as principais necessidades dos profissionais e dedicar ações e projetos para o fortalecimento de um ambiente organizacional humanizado, acolhedor e plural. “Entendemos que a pluralidade e a habilidade de incluir e trabalhar com as diferenças no ambiente de trabalho potencializam a capacidade do Sabin de cuidar e de servir seus clientes de maneira empática”, conclui.