BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Salvador é a cidade brasileira mais procurada para o Verão

REDAÇÃO por REDAÇÃO
21/11/2019
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 5 minutos
A A
2

Além do turismo de sol e praia, Salvador tem na lista de atrativos a riqueza história e cultural (Foto: Max Haack/Secom)

Share on FacebookShare on Twitter

Salvador lidera o interesse de turistas no Brasil, enquanto a Flórida (EUA) é o destino preferido no exterior neste Verão. Esse é o resultado de um levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que abarca 82% das empresas de grande e médio porte do setor. Além do turismo de sol e praia, a capital baiana tem na lista de atrativos a riqueza história, cultural, religiosa e a gastronomia. Somados aos atributos está o forte empenho da Prefeitura em fomentar o turismo e, consequentemente, aumentar o fluxo de visitantes à cidade.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, as pesquisas de entidades ligadas ao segmento e as recentes publicações na imprensa nacional e internacional são resultado do esforço do poder público em cuidar da capital baiana. “A preferência dos visitantes pela nossa cidade é fruto da devida atenção que a gestão está dando para o turismo, que corresponde a cerca de 20% do PIB de Salvador”, frisa.

Tinoco disse ainda que, nos últimos sete anos, muitas intervenções foram realizadas na cidade, alavancando a promoção do turismo. “A capital vem se projetando como referência turística e o resultado da pesquisa da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) é o retrato disso”, salienta.

Dentre as diversas áreas da cidade requalificadas e que recebem turistas diariamente, vale destacar os trechos da Orla Marítima, como São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio, Piatã e Itapuã. Entre as opções de visitação que mais atraem os turistas estão os equipamentos culturais e turísticos entregues pela Prefeitura, tais como a Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai, no Rio Vermelho; os espaços Pierre Verger de Fotografia no Forte Santa Maria e o Espaço Caribé das Artes no Forte São Diogo, ambos na Barra; o Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Cultural da Barroquinha e a Casa do Benin, os três no Quarteirão das Artes, no Centro.

Paralelamente, o calendário de eventos da cidade foi reorganizado e transformado numa plataforma de atração de turistas, a partir da melhoria da produção dos eventos e na divulgação com antecedência. Integram a programação oficial da cidade os festivais da Cidade, da Primavera e Virada Salvador, além do Furdunço e Fuzuê – estes acontecem no pré-Carnaval -, dentre outras comemorações.

Infraestrutura

A melhoria da cidade continua com investimentos em obras de infraestrutura já concluídas ou em andamento, tais como a requalificação do entorno da igreja do Bonfim e da avenida Dendezeiros, com a implantação do Caminho da Fé entre o memorial de Irmã Dulce e a Colina Sagrada. Há, ainda, a revitalização da Ponta de Humaitá, do Terreiro de Jesus e das praças Castro Alves, da Inglaterra, Deodoro e Cayru, na Cidade Baixa. Também integram as ações a reforma da Praça Wilson Lins, na Pituba, com implantação da Arena Aquática, assim como a requalificação do Morro do Cristo, na Barra, e do Jardim dos Namorados, que passou por melhorias e teve a implantação da vila de quiosques.

“Durante a nossa gestão, as vocações que a cidade já tem, com suas belezas naturais, história e cultura foram ressaltadas. Mas, também, potencializamos outros aspectos importantes da capital baiana, como o turismo de negócios, por exemplo, através do novo Centro de Convenções, e também com o turismo religioso, com as iniciativas de investimento no Caminho da Fé, dentre outras”, destacou o secretário.

Dentre as ações desenvolvidas vale ressaltar o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que está tocando importantes obras de infraestrutura, como as requalificações da Avenida Sete de Setembro e da orla de Stella Maris/Flamengo/Ipitanga, além da construção da Casa da História de Salvador e Arquivo Público, ambos localizados no Comércio.

Promoção turística

Por meio da Secult, a gestão municipal desenvolve projetos de marketing e promoção da cidade de Salvador em parceria com associações do trade turístico local, tais como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA) e Salvador Destination, desenvolvendo road shows nas principais cidades emissoras de turistas para Salvador no Brasil e no Mercosul. “Além das ações internas, também viemos assumindo um protagonismo na promoção de Salvador em outros destinos, tanto nacionais como internacionais, através de parcerias com o trade turístico, buscando novas conexões aéreas para a cidade”, assinala Tinoco.

Todas essas ações corroboram para que Salvador seja o destino brasileiro mais buscado pelos turistas. “Esperamos que possamos ter um recorde de visitação durante este Verão e que o próximo seja ainda melhor do que este ano, já com as obras do aeroporto prontas, com a inauguração de novos e importantes equipamentos culturais e turísticos e com Salvador mais linda do que nunca e pronta para receber a todos”, considera o secretário da Secult.

Divulgação nas redes – Na rede mundial de computadores, as ações também estão a todo vapor. Uma agência de marketing digital foi contratada com o objetivo de criar, implementar e desenvolver formas inovadoras de comunicação digital para expandir os efeitos de mensagens e conteúdo do destino Salvador, em canais próprios e em outros ambientes e plataformas digitais com um novo site e maior interatividade nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube).

As experiências oferecidas pela Prefeitura estão disponibilizadas no site de turismo oficial do município (www. salvadordabahia. com). Lá, é possível conhecer roteiros turísticos relacionados a sol e praia, gastronomia, cidade da música, esporte náutico e cultura e história. O turismo da cidade também é divulgado através da página do YouTube/Salvador, do Instagram @ visitsalvadordabahia e da página do Spotify de mesmo nome, além de Facebook e Twitter.

Salvador também saiu na frente como o primeiro destino turístico brasileiro a classificar a qualidade dos equipamentos e atrativos da cidade, a partir da utilização de um sistema de monitoramento online da reputação. Lançado em dezembro de 2017, o Programa de Otimização de Performance (POP) é um sistema online disponibilizado pela empresa espanhola ReviewPro que atua na captura, processamento e monitoramento de opiniões públicas, em tempo real, disponibilizadas através de resenhas sobre equipamentos e atrativos turísticos, hospedadas em sites de avaliações e agências de turismo online.

Com isso, a Prefeitura obtém resultados mensuráveis e efetivos, que podem ser utilizados para promover a melhoria dos serviços e aumentar a competitividade do destino. Em nove meses de lançado, o POP já foi responsável pelo aumento do índice da reputação de alguns dos 37 espaços de visitação e dos 80 hotéis que são monitorados atualmente. Além disso, a taxa de resposta da gerência de estabelecimentos e hotéis em tempo hábil aumentou.

Reconhecimento nacional e internacional

A Secult desempenha diversas ações para desenvolver e promover o setor turístico da cidade, nacional e internacionalmente. Dentre elas estão a presença no marketing digital e a realização de press trips trazendo jornalistas internacionais para visitar Salvador e divulgar o destino para potenciais turistas.

Em outubro deste ano, a revista norte-americana Condé Nast Traveller, uma das principais do setor, colocou Salvador como o quarto entre os dez melhores destinos turísticos para 2020. Além da publicação da Condé Nast Traveller, a capital baiana foi destaque dos principais veículos do mundo e de revistas especializadas em turismo, como o The New York Times, Forbes, El País, National Geographic, Holland Herald e Archtecture Digest, dentre outras.

Tags: FlóridaItapuãProdeturSalvadorSecult
Artigo Anterior

Bancos anunciam mutirão para renegociação de dívidas em dezembro

Próximo Artigo

Bahia elimina 589 vagas com carteira assinada em outubro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto Origem Bahia impulsiona internacionalização de PMEs baianas com mentoria e capacitação
Economia

Projeto Origem Bahia impulsiona internacionalização de PMEs baianas com mentoria e capacitação

Jorge Khoury, Ana Paula
Economia

Prefeitura e Sebrae firmam parceria para estimular economia criativa em Salvador

Colheitadeira de soja
Economia

Conab estima safra em 345,2 milhões de toneladas em 2024/25 com recorde na produção de milho e soja

Próximo Artigo

Bahia elimina 589 vagas com carteira assinada em outubro

COMENTÁRIOS 2

  1. Lívia Pereira says:
    5 anos atrás

    Bom dia ! Belas informações sobre atrativos culturais e turísticos de Salvador.

    Responder
    • REDAÇÃO REDAÇÃO says:
      4 anos atrás

      Agradecemos o seu elogio! Quais matérias você gostaria de encontrar mais aqui?

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Facgada Banco Itaú

Com lucro recorde, Itaú já vale mais que BB, Bradesco e Santander juntos

Carro voador

BNDES investirá R$ 405 milhões em carro voador brasileiro

Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

Evento dia do algodão

Em edição histórica, Dia do Algodão celebra 25 anos da Abapa e conecta tradição e inovação

Apresentação à imprensa

Programação e novidades da INDEX Bahia são apresentadas à imprensa baiana

BNDES tem lucro de R$ 13,3 bilhões no primeiro semestre de 2025

Plenário da camara dos deputados

Câmara aprova projeto de lei para proteger crianças e adolescentes nos meios digitais

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

Estagiários Ambev

Ambev abre inscrições para programa de trainee e estágio com salário de até R$ 9 mil

Cestas básicas

Preço da cesta básica cai em 15 das 27 capitais em julho

Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

BNDES tem lucro de R$ 13,3 bilhões no primeiro semestre de 2025

Plenário da camara dos deputados

Câmara aprova projeto de lei para proteger crianças e adolescentes nos meios digitais

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

CNI organiza missão empresarial a Washington para negociar tarifas sobre exportações brasileiras

Estagiários Ambev

Ambev abre inscrições para programa de trainee e estágio com salário de até R$ 9 mil

Cestas básicas

Preço da cesta básica cai em 15 das 27 capitais em julho

Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.