A Santander Asset Management (SAM) e o J.P.Morgan Asset Management (JPMAM) firmaram um acordo de colaboração no Brasil. Pelos termos do documento, o JPMAM transferirá a gestão de seus fundos locais para a SAM, mediante a aprovação de seus cotistas. O Grupo Santander, por sua vez, fará a distribuição no Brasil de alguns fundos globais do JPMAM.
“Nossa forte capacidade de gestão local de estratégias de investimento e relacionamento,aliada à ampliação da oferta internacional de fundos, consolida a nossa excelência em gestão de recurso e nos dará uma capacidade única de atender às necessidades dos clientes mais exigentes”, afirma Miguel Ferreira, CEO da SAM.
“O acordo de colaboração com a SAM, a maior gestora internacional no Brasil, irá ampliar o alcance da distribuição dos produtos globais do JPMAM no Brasil, em um momento em que os clientes buscam diversificação devido ao ambiente de juros mais baixos”, destaca Vital Menezes, CEO do JPMAM na América Latina.
A SAM é a maior gestora estrangeira de fundos no Brasil, com mais de R$ 263 bilhões de patrimônio líquido sob gestão e mais de um milhão de cotistas no mercado local. JPMAM é o sexto maior gestor global de fundos, com mais de US$ 1,6 trilhão de ativos sob gestão, investido em mais de 500 estratégias de fundos de investimento.
Nos próximos dias, as gestoras atuarão em conjunto para obter as aprovações necessárias dos investidores para a transferência da gestão local de fundos do JPMAM para a SAM e o lançamento dos fundos offshore selecionados do JPMAM. O acordo não tem caráter exclusivo e não prevê transferência de participação acionária entre o Grupo Santander e o J.P. Morgan, e tampouco associação ou joint venture entre as partes.