Com objetivo de viabilizar o avanço das Tecnologias Quânticas no Brasil, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) anunciou, nesta terça-feira (17), o investimento de R$60 milhões para a criação do Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Quânticas. O Senai Cimatec, instituição de educação, ciência, tecnologia e inovação de excelência, localizada em Salvador, oi selecionado para liderar nacionalmente a iniciativa. Os recursos investidos são originários do PPI IoT/Manufatura 4.0, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Para que um país possa prosperar, ele precisa de ambição, qualificação, perseverança e foco. Precisamos de convergência entre as políticas públicas e o setor privado para o primeiro viabilizar um ambiente de inovação e o segundo ter estímulos para aumentar o apetite por inovar. Os Centros Competência Embrapii estão destinados a unir essas pontas e buscar soluções na área de Tecnologias Quânticas”, destaca Chico Saboya, presidente da Embrapii. “O Senai Cimatec terá como ênfase a Comunicação Quântica, pautada na melhoria dos processos de segurança de dados. Mas, também vai atuar em Computação Quântica cujo os benefícios estão fundamentados em realizar alta carga de processamentos de dados”, explica Saboya.
O contrato com o Senai Cimatec terá vigência de 42 meses e prevê atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias quânticas, formação e capacitação de RH para atividades de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) na área, formação de uma associação de empresas no modelo membership, além da criação de um ambiente de inovação aberta para a criação e atração de startups, envolvendo parcerias nacionais e internacionais e empresas associadas. As pesquisas deverão ser desenvolvidas segundo as necessidades do mercado, para inserção do Brasil no cenário internacional de atividades de P&D relacionadas a tecnologias quânticas.
“Este será um grande passo para a consolidação do Brasil na corrida global das Tecnologias Quânticas. A partir do Centro de Competência será possível aumentar em qualidade e número de talentos que serão base fundamental para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento de protótipos e conexão com novas startups e empresas. O Centro de Competência terá como ênfase a Comunicação Quântica, através de novos protocolos e experimentos de distribuição de chaves, e a Computação Quântica com novos algoritmos e sistemas de hardware”, afirma Luís Breda, diretor de pesquisa e inovação do Senai Cimatec.
Investimento na indústria do futuro
Em 2022, a Embrapii lançou as chamadas públicas para um total de nove Centros de Competência, que vão atuar em sete áreas diferentes e serão responsáveis por soluções inovadoras com o objetivo de viabilizar grandes tendências da indústria para o futuro. Os Centros de Competência vão construir conhecimento e criar pontos de referência para as pesquisas em áreas de tecnologias de fronteira. O Centro de Competência em Tecnologias Quânticas se soma aos outros sete Centros de Competência Embrapii, já anunciados.
Sobre o Senai Cimatec
O Senai Cimatec se destaca como um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação no Brasil, sendo especializado na pesquisa e no desenvolvimento de soluções voltadas para a indústria. Sediado em Salvador, com uma equipe de mais de 1.000 profissionais dedicados, a instituição privada, sem fins lucrativos, integra Centros Tecnológicos, Universitários e de Educação Profissional. Com expertise em 44 áreas de competência, tais como Robótica e Automação, Energia e Sustentabilidade, Saúde, Alimentos, Software e Supercomputação, o Senai Cimatec tem se destacado desde a sua fundação em 2002, liderando projetos de relevância nacional e internacional.
Em 2019, foi inaugurado o complexo industrial Senai Cimatec Park para expandir e aprimorar as capacidades da infraestrutura existente e já consolidada do Senai Cimatec. Situado em uma vasta área de mais de 4 milhões de metros quadrados no Complexo Industrial de Camaçari, Bahia, o Cimatec Park é um ecossistema de inovação aberta que integra os conceitos de parques industrial, tecnológico e empresarial.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.