A aposta do Sistema Fieb (Fieb, Cieb, Sesi, Senai e IEL) em energia solar tem contribuído para a redução dos custos com energia elétrica. No acumulado até fevereiro deste ano, as unidades da instituição que já contam com usinas solares fotovoltaicas registraram, em média, uma redução de 29,77% nos gastos com energia. Juntas, essas usinas geraram 3.168.810 kW.h de energia até fevereiro de 2023.
Essas unidades fazem parte do projeto de eficiência energética do Sistema Fieb , que contou com investimentos na ordem de R$ 6,6 milhões e engloba unidades da capital e do interior do estado. “Além da redução dos custos com energia elétrica, o investimento em energia solar contribui para aumentar a participação de energias renováveis no Sistema FIEB”, destaca o superintendente de Serviços Corporativos da Fieb , Cid Vianna.
Já estão em operação as usinas fotovoltaicas das seguintes unidades:
- Escola Sesi Reitor Miguel Calmon (Retiro)
- Escola Sesi José Carvalho (Feira de Santana)
- Senai Camaçari
Unidade Integrada Antônio Balbino de Carvalho Filho (Barreiras) - Unidade Integrada Carlos Gilberto Farias (Juazeiro)
- Escola Sesi Djalma Pessoa (Piatã)
Escola Sesi Comendador Bernardo Martins Catharino (Itapagipe) - Teatro Sesi Rio Vermelho
- Escola Sesi Anísio Teixeira (Vitória da Conquista)
- Escola Sesi Adonias Filho (Ilhéus)
- Escola Sesi João Ubaldo Ribeiro (Luís Eduardo Magalhães)
O sistema, que permite o uso da luz do sol para gerar energia elétrica, também será implementado nas unidades da Escola Sesi Milton Santos (Camaçari), Escola Sesi Teixeira de Freitas, Escola Sesi Candeias e na Sede da Fieb.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ultrapassou a marca de 26 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 11,6 % da matriz elétrica do País.