BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios

Startups imobiliárias crescem, mas usuários reclamam da qualidade do serviço

JOANA LOPO por JOANA LOPO
18/03/2022
em Negócios, Negócios Locais
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Quinto Andar
Share on FacebookShare on Twitter

Por Joana Lopo

Com a realização de negócios por meio digital cada vez mais presente na vida dos brasileiros, a intermediação de serviço de aluguéis não ficaria de fora. Além das imobiliárias físicas e corretores, recentemente as startups que atuam de forma online ganharam força e indicam que vieram para ficar. Não à toa que as transações imobiliárias cresceram 402% no primeiro semestre do ano passado, segundo dados da Criteo, especialista em Commerce Media, que analisou as negociações online no país nesse período a partir de interações orgânicas.

O problema é que em determinadas prestações de serviços, como os de aluguéis de imóveis, a personalização na relação do negócio é fundamental para que haja uma eficaz harmonia entre locador e locatário. De acordo com o advogado Iuri Meyer, não dá para tornar impessoal o que deveria ser pessoal. “Temos muitas empresas físicas boas aqui na Bahia, por exemplo, com um atendente específico para atender e personalizar a relação. Quanto mais pessoal e concentrado em uma pessoa, esse tipo de negociação se torna melhor. A massificação só dificulta. Já vi diversas reclamações, que são sobre excesso de burocracia, dificuldade de comunicação e lentidão na resolução dos problemas de empresas exclusivamente digitais”, conta o especialista.

Foi o que ocorreu com a executiva Clarissa Marques, que ao fechar um negócio de aluguel de uma unidade residencial passou por maus bocados após o aceite do contrato de locação. “Alugamos um apartamento maior para nossa família por meio da Quinto Andar e não estamos satisfeitos com o serviço. Após a vistoria, percebemos vários problemas estruturais, como infiltração, danos nas esquadrias e outras questões que nos fizeram passar mais de um mês para resolver, inclusive, ainda estamos resolvendo. Perdi dias de trabalho e muito tempo, que causaram chateação e prejuízos. O que deveria ser ágil e eficaz de resolver, nos custou aborrecimentos por causa da leniência deles”, desabafa.

Segundo ela, ao perceber que o imóvel não estava da forma como foi apresentado durante a vistoria, entrou em contato com a startup em busca de solução. “Abri mais de 20 protocolos. A cada atendimento, seja pelo WhatsApp, seja por telefone, era um atendente diferente. Além de ter que explicar tudo de novo, eles demoraram muito para resolver situações simples. Se o imóvel recém alugado tem defeitos, a responsabilidade por isso é da proprietária. A intermediação com ela demorou mais do que o razoável e foi desgastante”, conta.

Além disso, Clarissa pleiteou um desconto no primeiro mês considerando que só moraria no apartamento quase um mês depois. “Pedimos o desconto, mas consideramos justo pagar o condomínio e outras despesas. Só que enquanto esperávamos a resposta, a Quinto Andar nos mandou um comunicado de despejo. Um absurdo. Não estávamos devendo, mas aguardando uma resolução sobre nosso questionamento”. Para completar, a intermediadora cobrou uma taxa extra do condomínio, que é de responsabilidade do proprietário, conforme a Lei do Inquilinato (lei nº 8.245/91).

Outro aborrecimento listado por ela foi que antes de aceitar o contrato, também precisou pagar uma taxa de reserva. “Questionei a taxa e eles tiraram. Mas chegaram a cobrar taxa de reserva e taxa de administração, que são de responsabilidade do proprietário e não do locatário, que não contratou a imobiliária. Quis fazer o contrato pela Quinto Andar para não ter chateação, já que é o lema deles, de que quaisquer problemas resolvem, mas não foi assim que funcionou na prática”.

Outro lado

Procurada pela equipe do BAdeValor, a Quinto Andar disse que a taxa de reserva, por exemplo, é um serviço adicional e opcional e tem o objetivo de dar aos futuros inquilinos a garantia de reserva e exclusividade de um determinado imóvel até a finalização da fase de documentação. Entretanto, para o advogado Iuri Meyer, a taxa de reserva é ilegal. “Da forma que eles fazem, entendo ser ilegal. Pode, sim, cobrar uma espécie de caução para dar preferência para a pessoa que procura um imóvel, mas desde que essa caução seja abatida do valor do primeiro aluguel. Caso a caução seja perdida por razão de desistência do locatário, ela tem que ser devolvida”, explica.

Para o advogado, o contrato de adesão da Quinto Andar é muito bem feito e respeita a lei do inquilinato. “É muito detalhista. Em termos legais não tem falhas. Não vi nenhum tipo de abusividade ou ilegalidade no contrato. O que acho frágil, de certa forma, é que por ser uma empresa grande, tratam com muitas pessoas distintas, e são muito rígidos no contrato, não negociam os pontos que o locatário não concorde. Isso é próprio do contrato de adesão, se o locatário não aceitar alguma coisa, não fecha o negócio. Mas considero os serviços de intermediação de aluguel seguros, só precisam ser bons, fazer a seleção adequada para dar segurança e facilitar a resolução de problemas, que é muito comum nesse tipo de negócio”.

Saiba mais sobre a Bahia em nosso portal Badevalor.com.br e nos siga no Google Notícias.

Tags: BahiaQuinto Andarstartup
Artigo Anterior

Produção de níquel dispara na Bahia

Próximo Artigo

Bahia vai receber quatro voos fretados do Uruguai

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Netreposto da Cargill
Economia

Cargill adquire planta de esmagamento de soja na Bahia

Fachada sede do Sebrae
Negócios

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Stand da Oilema na Bahia Farm Show
Negócios

Sementes Oilema leva novos híbridos de sorgo, educação ambiental e a história de “Dona Zefa” para a Bahia Farm Show

Próximo Artigo
Bahia vai receber quatro voos fretados do Uruguai

Bahia vai receber quatro voos fretados do Uruguai

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS

Devialet traz Gold Phantom para o Brasil. O preço: R$ 26.990

Executivos da Windey

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Notebook ultrafino da Daten chega ao mercado custando R$ 1.499

Netreposto da Cargill

Cargill adquire planta de esmagamento de soja na Bahia

Tanque da Copa Energia

Copa Energia aposta em GNL e amplia portfólio com aquisição de 36% da GNLink

Gráfico ilustrano crescimento

Avanço do empreendedorismo na Bahia destaca importância do planejamento financeiro e da proteção de renda

Decoração de São João

São João da Bahia consolida liderança econômica no Nordeste

Auditório da Faeb Senar

Mais de 370 jovens participaram do encontro de boas-vindas da 2ª edição do Faeb/Senar Jovem

Carteira de trabalho

Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012

Executivos da Windey

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Símbolo internacional de acessibilidade

Brasil deve adotar novo símbolo de acessibilidade

Show de São João

São João movimenta R$ 2,3 bi na economia baiana e atrai 1,8 mi de visitantes

Decoração de São João

São João da Bahia consolida liderança econômica no Nordeste

Auditório da Faeb Senar

Mais de 370 jovens participaram do encontro de boas-vindas da 2ª edição do Faeb/Senar Jovem

Carteira de trabalho

Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012

Executivos da Windey

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Símbolo internacional de acessibilidade

Brasil deve adotar novo símbolo de acessibilidade

Show de São João

São João movimenta R$ 2,3 bi na economia baiana e atrai 1,8 mi de visitantes

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.