O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador completa 21 anos de atuação esse mês. Desde que iniciou suas operações, o terminal baiano movimentou 3.243.827 contêineres, o que corresponde a 5.109.497 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Ao longo dessas mais de duas décadas, o Grupo Wilson Sons vem realizando investimentos e melhorias, consolidando o terminal um dos mais importantes do país e uma das instalações mais competitivas na América do Sul. O Tecon Salvador atende a cerca de 1.400 importadores e exportadores, e recebe as principais linhas que escalam o Bra sil, oferecendo serviços semanais para todos os trades do mundo a partir de nove grupos de armadores.
Os investimentos são feitos continuamente em infraestrutura, compra de equipamentos, sistemas “state of the art” e treinamento da equipe do terminal. Com arrojada infraestrutura aliada à logística 4.0 e padrões ambientalmente sustentáveis, o terminal baiano dispõe de equipamentos equiparáveis aos mais modernos presentes na atividade portuária mundial, a exemplo da sua frota de 06 STS Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs, todos com sistema de regeneração de energia.

Neste ano, está finalizando a ampliação do berço de atracação, que passa de 377 metros para 800 metros, além da pavimentação de 30.000 m² de retroárea adicionais. O projeto, iniciado em 2018, demandou investimentos de R$ 443 milhões. Até 2050, serão investidos mais R$ 272 milhões em obras de expansão da unidade, totalizando R$ 715 milhões. A fase atual de investimentos é realizada com 100% de recursos próprios e empregou aproximadamente 700 profissionais diretos e 2.100 indiretos, sendo 90% dos contratados moradores de Salvador e cidades vizinhas.
“A história da Wilson Sons na Bahia soma quase dois séculos. A companhia começou suas atividades no porto de Salvador e chegou a ser responsável por prover 70% do carvão mineral importado para a geração de energia em todo o Brasil. Em 2000, a inauguração do Tecon Salvador renovou a nossa presença no estado. Hoje, somos o maior hub de logística portuária do norte e nordeste, atendendo as principais linhas marítimas do comércio exterior, além de termos um papel fundamental para o desenvolvimento da economia do estado e atração de novos negócios”, destaca Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador.
Pronto para receber os navios New Panamax
Com as obras de expansão, o terminal passa a contar com 800m de cais linear, podendo atender, simultaneamente, dois navios New Panamax, os maiores porta-contêineres que deverão começar a escalar a costa brasileira em futuro próximo, com 366 metros de comprimento e capacidade para transportar até 14 mil TEU.
Desde 2018, o Porto de Salvador conta com autorização para operar esse tipo de embarcação e dispõe de condições especiais, sem restrições de navegabilidade, por apresentar características ambientais e infraestrutura exigidas pela Marinha.
Os navios de grandes dimensões são uma tendência mundial e, em breve, serão padrão na navegação mundial. Recentemente, o Porto de Santos conseguiu homologação para operar com embarcações de 366 de comprimento, o que deve atrair novos serviços marítimos para a costa brasileira.
“Os investimentos em infraestrutura no Tecon Salvador são fundamentais para que a Bahia integre o itinerário dos New Panamax e siga posicionada estrategicamente entre as principais rotas comerciais do mundo. Com os novos parâmetros, importadores e exportadores dos estados da Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Sergipe passam a ter mais opções para receber ou enviar mercadorias ao mercado internacional pelo porto da capital baiana”, destaca Lourenço.