A vitória esmagadora de Bruno Reis em Salvador foi apenas a ponta do iceberg para o União Brasil (UB), que dominou os maiores colégios eleitorais da Bahia. Dos 10 maiores municípios do estado, o partido de ACM Neto saiu vitorioso em seis, consolidando seu poder político em regiões estratégicas.
O triunfo incluiu nomes como José Ronaldo, em Feira de Santana, e Sheila Lemos em Vitória da Conquista. Em Ilhéus e Teixeira de Freitas, o partido garantiu a liderança com Valderico Júnior e Doutor Marcelo Belitardo, respectivamente. Em Lauro de Freitas, elegeu Débora Régis.
Além dessas vitórias, o UB também participou da coligação que reelegeu Zé Cocá, em Jequié, com impressionantes 92% dos votos
Em Itabuna foi reeleito Augusto Castro (PSD). Juazeiro elegeu Andrei (MDB).
Ao PT, que governa a Bahia há quase duas décadas, resta torcer por Luiz Caetano que disputará o 2º turno em Camaçari contra Flávio Matos (União Brasil).
Para o governador Jerônimo Rodrigues, o resultado das urnas nos grandes municípios não foi apenas um alerta, mas uma clara demonstração da perda de influência política.
O avanço do União Brasil e seus aliados sinaliza que o governador terá grandes desafios pela frente se quiser reconquistar o apoio em áreas estratégicas do estado.
Leia também: Grupo CCR fecha 2T24 com lucro líquido ajustado de R$411 milhões