O uso do Pix para compras de bens e serviços na Bahia teve um incremento expressivo em 2023, na comparação com 2022. Levantamento do Itaú Unibanco aponta que houve aumento de 83% nas compras utilizando a modalidade no ano – considerando as transferências feitas de CPF para CNPJ – enquanto o valor total transacionado cresceu 41%, com um ticket médio de R$295. A geração Y é a que mais utiliza a forma de pagamento, com 56% das compras realizadas com Pix, seguida da geração X, com 22%, da Z, com 18%, e dos babyboomers, com 4%.
Os dados fazem parte de um estudo do Itaú que analisou o comportamento de consumo dos baianos em 2023, incluindo as transações realizadas com cartões de crédito e as compras com Pix feitas por clientes do banco. Considerando as duas modalidades, houve alta de 12% no total transacionado pelos brasileiros no estado da Bahia no ano passado, na comparação com 2022, e de 7% no número de transações. No quarto trimestre de 2023, o valor transacionado com cartão de crédito representava 69% das compras; o Pix teve 31% do share.
“O Pix tem ocupado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, com um papel complementar ao dos cartões de crédito e débito nas relações de consumo. A disposição dos consumidores de acessar cada vez mais serviços financeiros digitais tem impulsionado positivamente o mercado, o levando ao desenvolvimento de novos recursos para melhorar a experiência dos clientes. Comprar com Pix é fácil, rápido e seguro, e além de proporcionar uma boa experiência para os clientes, é bastante vantajoso para quem vende, especialmente por ser um pagamento instantâneo”, explica Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.
Considerando apenas as compras realizadas no ambiente online, o uso do cartão virtual – que traz uma camada adicional de segurança às transações – também apontou uma alta relevante, de 62% na quantidade de operações, e de 40% no valor transacionado.
Setores em destaque
Alguns setores tiveram destaque em 2023, na comparação com a performance em 2022. O segmento que teve maior alta no número de transações foi o de profissionais autônomos (que inclui diversos tipos de prestadores de serviços), com aumento de 63%, seguido de cultura, esporte e lazer, com avanço de 53%. Educação aparece em seguida, com 14%, e turismo, com 12%.
Já o segmento que teve a maior representatividade nas transações (considerando crédito e Pix) e é o número um em compras dos baianos foi o de alimentação (que inclui restaurantes, lanchonetes e padarias, entre outros), com 23% do total. Ele é seguido de mercados, com 15% de share, profissionais autônomos, com 10%, drogaria e cosméticos, com 9%, cultura, esporte e lazer, com 8%, e vestuário, com 6%.
O setor de turismo também esteve aquecido em 2023, com alta de 25% no valor total gasto e 11% na quantidade de transações – o ticket médio foi de R$853. Considerando apenas os gastos com turismo internacional, o aumento foi de 37% no total gasto em viagens fora do país, e de 36% nas transações – aqui contemplando apenas as compras feitas com cartão de crédito, e ticket médio de R$1.383.
Os Estados Unidos lideram o ranking de consumo entre os baianos, com 17% das compras relacionadas ao setor fora do país. A Argentina aparece em segundo lugar, com 10% das compras. Portugal e Espanha, ambos com 7%, e Reino Unido, com 6% do total, completam o top 5.
Temas em alta
Um dos principais temas de 2023, a inteligência artificial ganhou espaço na vida, discussões e no consumo dos baianos. O valor total gasto com as versões pagas das principais ferramentas disponíveis cresceu expressivos 941% em 2023 na Bahia, com salto de 1.075% na quantidade transacionada – e um ticket médio de R$114. Os números consideram apenas as compras realizadas com cartões de crédito.
No estado, são as pessoas físicas que têm gastado mais nesse segmento – em 2023, representaram 84% das transações, enquanto as empresas detiveram 16% do share. Porém, os estabelecimentos comerciais mais que dobraram o valor gasto no ano, com aumento de 1.554% e 318% das transações, com ticket médio de R$277,45.
Já as pessoas físicas ampliaram o valor transacionado em 875%, e em 1.240% no número de operações com essas tecnologias, sendo que o ticket médio foi de R$103. Observando por gênero, as mulheres são as que mais investiram na tecnologia, com salto de 1.379% no montante transacionado, e de 2.373% no volume de operações. Enquanto os homens despenderam 769% e 1.052%, na devida ordem.
Calor
As ondas de calor que atingiram o país em 2023 também tiveram impacto no comportamento de consumo dos baianos. O estudo mostra que os gastos com compra e manutenção de ar-condicionado cresceram 63% em 2023, com alta de 53% nas transações realizadas.
Gastos com terapias, psicólogos e psiquiatras também cresceram de maneira relevante em 2023 – depois de um aumento importante no período da pandemia. A alta foi de 63% no valor transacionado e de 43% na quantidade de transações no estado, na comparação com 2022 e considerando cartões de crédito e Pix.
O pagamento instantâneo tem maior representatividade, com 82% das transações, e é quem puxa a alta, com avanço de 70% no valor transacionado e de 55% no número de transações. O ticket médio no Pix é de R$607, enquanto no crédito é de R$387.
Leia também: BNB abre inscrições para concurso com 410 vagas