OGrupo Vamos, líder no setor de locação de caminhões, máquinas e equipamentos do Brasil, anunciou na noite desta quinta-feira (7/9) que celebou um acordo para a aquisição da frota de caminhões do Grupo Petrópolis. Para a aquisição dos ativos da cervejaria, que está em processo de recuperação judicial, serão desembolsados R$576,2 milhões, à vista.
O negócio envolve a compra de 2.926 caminhões. Deste total, 2.392 ativos – 76% modelos de fabricação a partir de 2019 – serão locados pela Petrópolis da Vamos em contratos de locação de longo prazo, corrigidos anualmente por inflação.
Os demais 534 caminhões serão vendidos no mercado secundário pela Vamos, somados a outros 589 caminhões, que serão substituídos por ativos 0 km, majoritariamente em estoque da companhia, que farão parte da frota de 2.392 ativos locados, totalizando, dessa forma, 1.123 ativos seminovos, que deverão ser vendidos ao longo dos próximos meses.
Em fato relevante, a Vamos – da holding Simpar, que também controla JSL e Movida – diz que os caminhões de distribuição urbana do Grupo Petrópolis estão em ótimo estado de conservação, com baixa utilização e alta liquidez. “Esses ativos não são customizados, podem ser alocados em diferentes aplicações e muito adequados ao perfil operacional da frota da Vamos”, informa a empresa.