O mercado de veículos novos na Bahia segue em ritmo de recuperação. O setor fechou o mês de novembro com 15.718 unidades emplacadas, o que representa uma alta de 6,03% em relação a outubro. Na comparação com igual mês do ano passado, o desempenho foi ainda melhor: crescimento de 15,74%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
De acordo com o levantamento, no mês passado, o melhor desempenho foi registrado no segmento de ônibus, com alta nas vendas de 184,91% ante novembro de 2021. Outro destaque foi o segmento de motocicletas, que registrou 8.614 unidades emplacadas, numa expansão de 30,87%. Já a venda de automóveis e picapes teve alta discreta: de 1,21%.
No levantamento da Fenabrave, em novembro, em todo o país, os emplacamentos de veículos tiveram alta de 8,2% em relação ao mês anterior, totalizando 342.819 unidades. Com isso, o resultado, no acumulado de janeiro a novembro de 2022, já é 4,5% maior que o do mesmo período do ano passado.
“Todo o Setor tem tido resultados consistentes, em linha com as condições de mercado e disponibilidade de produtos. Como destaque, o segmento de motocicletas, que já superou 1,2 milhão de emplacamentos no ano, tem tido o melhor desempenho entre todos os segmentos automotivos. As motos estão com demanda aquecida também para os próximos meses. No geral, o setor, como um todo, está caminhando para fechar com o resultado que prevíamos”, analisa Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.