BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas no comércio da Bahia recuaram 3,1% em junho, mostra IBGE

REDAÇÃO por REDAÇÃO
07/08/2019
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
varejo supermercado

Lares de renda média (de R$ 5.264,98 e R$ 10.529,96) sentiram impactos de aumentos de preços levemente abaixo da inflação oficial, 2,25% (Foto: Eduardo Peret/Agência IBGE Notícias)

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia caíram 3,5% em junho em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Foi o primeiro resultado negativo do setor, após dois meses de vendas em alta (0,7% de março para abril e 1,4% de abril para maio). Foi também o pior desempenho do varejo baiano nessa comparação (maio-junho) desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio, em 2000. Na comparação com junho de 2018, os resultados do varejo baiano também foram negativos (-3,1%), após dois meses de avanços (2,1% em abril e 5,2% em maio). Nesse confronto, foi o pior junho para o comércio no estado desde 2016 (-13,2%).

De acordo com os dados do IBGE, o desempenho das vendas do varejo na Bahia ficou aquém da média nacional (-0,3%) e acompanhou o movimento de queda registrado em 16 dos 27 estados, com destaques negativos para Piauí (-19,8%) e Paraíba (-9,3%). As maiores altas na comparação com junho de 2018 ocorreram no Amapá (17,8%) e em Roraima (9,0%).

Apesar dos resultados de junho, as vendas do varejo baiano ainda fecharam o primeiro semestre com um crescimento acumulado de 0,8% frente ao mesmo período de 2018. É um resultado ligeiramente melhor que o do país como um todo (0,6%) e o melhor primeiro semestre desde 2014 (7,2%).

Nos 12 meses encerrados em junho, o comércio na Bahia também mantém variação positiva (0,5%), ainda que abaixo da média (1,1%).

Vendas recuam em 6 das 8 atividades

Em junho, na Bahia, o volume de vendas recuou em 6 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui os segmentos de automóveis e materiais de construção), na comparação com o mesmo mês de 2018.

A maior queda ficou novamente com o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria (-58,7%), que teve a segunda maior contribuição para o resultado geral do setor. As vendas de móveis e eletrodomésticos tiveram a terceira retração mais intensa (-11,7%) e exerceram a principal influência negativa em geral.

As vendas de livros vêm caindo seguidamente há quase um ano (desde julho de 2018) e fecharam o primeiro semestre de 2019 com um recuo acumulado de -52,5% frente ao mesmo período de 2018 – o pior resultado dentre as atividades do varejo baiano.

Já os móveis e eletrodomésticos vinham de duas altas seguidas nas vendas e ainda se mantêm com resultado positivo no primeiro semestre do ano (1,4%).

Vale destacar também o desempenho negativo do segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-30,1%), cujas vendas recuam desde novembro de 2018 e mostram o segundo pior resultado no primeiro semestre de 2019 (-27,3%).

Em junho, na Bahia, as vendas cresceram apenas nas atividades de combustíveis e lubrificantes (9,0%) e tecidos, vestuário e calçados (2,1%).

Varejo ampliado também recua

Em junho, o comércio varejista ampliado baiano também registrou quedas nas vendas, tanto frente a maio (-0,5%), na série com ajuste sazonal, quanto em relação a junho de 2018 (-4,8%). Ambos os resultados ficaram abaixo das taxas nacionais, que foram de 0,0% e 1,7%, respectivamente.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Na comparação com junho de 2018, as vendas desses dois segmentos caíram no estado, após terem avançado em maio. O resultado dos materiais de construção (-10,1%) foi pior que o dos veículos (-7,5%). Ambos os segmentos fecharam o primeiro semestre no negativo (-4,1% e -4,7%, respectivamente).

Assim, as vendas do varejo ampliado baiano seguem em queda em 2019 (-1,1%) e já mostram variação negativa também nos 12 meses encerrados em junho (-0,6%). Ambos os resultados continuam bem piores que os do país como um todo (3,2% e 3,7% respectivamente).

Tags: BahiaIBGEsupermercadosvarejo
Artigo Anterior

Turismo religioso leva 600 mil romeiros a Bom Jesus da Lapa

Próximo Artigo

Prefeitura publica edital para obras do segundo trecho do BRT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moto-taxi 99 transportando passageiro
Economia

Motociclistas de Salvador poderão pagar gasolina mais barata; veja detalhes

Planta industrial
Economia

Bahia ganha nova fábrica de big bags de polipropileno com investimento de R$ 2,5 milhões

Entada do Barra Agroshow
Economia

Barra Agroshow destaca potencial agropecuário do Médio São Francisco

Próximo Artigo

Prefeitura publica edital para obras do segundo trecho do BRT

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Operária na planta da Braskem

Braskem abre inscrições para programa de estágio 2026 com vagas para universitários e técnicos

Facgada Banco Itaú

Itaú fecha 227 agências no Brasil, impulsionado pelo crescimento do digital; veja cenário e impactos

Lara Linhares

Vamos falar de amor? Jornalista Lara Linhares estreia na literatura

Mão com caneta escrevendo em avaliação

Justiça Federal na Bahia abre inscrições para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Planta industrial

Bahia ganha nova fábrica de big bags de polipropileno com investimento de R$ 2,5 milhões

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Moto-taxi 99 transportando passageiro

Motociclistas de Salvador poderão pagar gasolina mais barata; veja detalhes

Washington Pimentel

3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade discute os desafios do agronegócio sustentável, com a presença de lideranças do setor

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Fachada da Escola de Administração da UFBA

Salvador realizará feira de empreendedorismo voltada para a juventude

Turitas sendo recpcionados por baianas

Crescimento da Bahia no turismo internacional supera o Nordeste e a média nacional

Aplicativo Serasa em celular

Serasa abre um dia de negociação de dívidas; veja como participar

Moto-taxi 99 transportando passageiro

Motociclistas de Salvador poderão pagar gasolina mais barata; veja detalhes

Washington Pimentel

3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade discute os desafios do agronegócio sustentável, com a presença de lideranças do setor

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Governador Jerônimo nomeia Gustavo Stelitano como novo diretor da Sufotur

Fachada da Escola de Administração da UFBA

Salvador realizará feira de empreendedorismo voltada para a juventude

Turitas sendo recpcionados por baianas

Crescimento da Bahia no turismo internacional supera o Nordeste e a média nacional

Aplicativo Serasa em celular

Serasa abre um dia de negociação de dívidas; veja como participar

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.