BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Consumo das classes C e D na Bahia tem queda de 10%, diz pesquisa

REDAÇÃO por REDAÇÃO
04/05/2021
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0

Segundo a FGV, o crescimento de 2,7% na comparação do trimestre móvel encerrado em julho com o mesmo período de 2022 foi puxado pelo consumo das famílias

Share on FacebookShare on Twitter

A Bahia fechou março com uma queda de 10% no consumo das classes C e D ante ao mês anterior, segundo dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital, fintech do Santander. Esse levantamento é mensal e busca traçar o perfil do consumidor dessas classes sociais. É mais um mês no qual os baianos apresentam recuo, já que em fevereiro, em relação a janeiro, a retração foi de 18%. A média do Brasil caiu em 4% nesse período.

Segundo Luciana Godoy, a pesquisa aponta que o movimento se deve, em parte, às famílias estarem mais em casa, por conta do distanciamento social

A pesquisa aponta que os gastos que mais caíram na Bahia foram hotéis e motéis (-26%), restaurantes (-17%) e lojas de roupas (-14%). Na outra ponta, subiram os gastos com diversão e entretenimento (48%) e prestadores de serviços (30%).

Os baianos tiveram o segundo pior resultado entre os nove estados pesquisados, com um desempenho melhor apenas que o do Rio de Janeiro, com retração de 14% no período. No Nordeste, além da Bahia, foram observados os cenários de Pernambuco e Ceará, que apresentaram um recuou de, respectivamente, 0,1% e 1%. Na pesquisa de fevereiro, em relação a janeiro, a queda dos três estados nordestinos tinha ficado em 13%, Pernambuco; 18%, Bahia; e 43%, Ceará.

Ao analisar os dados por região, a região Nordeste registrou queda de 4%, enquanto que o Norte e Sul apresentaram declínio de 1% cada. A região que teve um maior recuo foi no Sudeste, que repetiu a tendência registrada no mês anterior, com retração de 6%.

Distanciamento social

Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, a pesquisa aponta que o movimento se deve, em parte, às famílias estarem mais em casa, por conta do distanciamento social imposto em boa parte do País. “Mas podemos perceber que, além da sensível queda, houve uma mudança na forma de consumo, com uma migração relevante para itens mais necessários em casa e compras online. Além disso, pudemos ver outras mudanças de hábitos, como o aumento dos gastos com combustíveis e a queda dos gastos com transporte. Ou seja, as pessoas, em março, reduziram o uso de transportes públicos e deram preferência ao automóvel”, diz.

Em termos setoriais, as maiores quedas registradas no Brasil em março na comparação com fevereiro foram em restaurantes (-6%), lojas de roupas (-5%), transportes (-5%) e serviços (-4%). Enquanto isso, cresceram os gastos com diversão e entretenimento (32%), combustível (11%), drogaria e farmácia (10%) e supermercado (8%).

“Se detalharmos cada segmento, entenderemos mais os efeitos gerados do isolamento social. Por exemplo, o que apresentou grande aumento nos gastos em Diversão e Entretenimento foi a aquisição de jogos online”, explica a executiva.

Outro ponto a observar na pesquisa em março é que, além do aumento dos gastos em Supermercados, a categoria esteve mais presente no orçamento dos brasileiros das classes C e D, com três pontos percentuais a mais. Enquanto que a participação de Restaurantes caiu um ponto percentual.

Na análise do valor médio de cada compra no mês de março é possível observar aumento nas categorias farmácia, prestadores de serviços e  combustível, principalmente. Em contrapartida, os consumidores gastaram menos em hotéis e motéis, automóveis e veículos, restaurantes e transporte.

A pesquisa também reforça a tendência de queda nas compras físicas, dando mais espaço às compras online.

Tags: BahiafintechSantanderSuperdigital
Artigo Anterior

Inflação na indústria fica em 4,78% em março, informa IBGE

Próximo Artigo

Nubank recebe sinal verde do Banco Central para a aquisição da Easynvest

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa
Economia

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Próximo Artigo
nubank

Nubank recebe sinal verde do Banco Central para a aquisição da Easynvest

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

Alunos em sala de aula

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abre processo seletivo simplificado com 38 vagas

Summit de negócios

Programação do Summit de Negócios Made in Bahia traz debates sobre crédito, inovação e infraestrutura

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.