BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Cooperativa de agricultura familiar recupera vendas com e-commerce

REDAÇÃO por REDAÇÃO
21/06/2021
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Denise Cardoso mostra os produtos da Coopercuc, feitos com frutas da caatinga (Foto: Coopercuc)

Share on FacebookShare on Twitter

No nordeste da Bahia, uma mulher desafiou um universo tipicamente masculino para liderar uma cooperativa de agricultores familiares. “Ser referência para outras mulheres é muito forte”, conta Denise Cardoso, administradora de empresas de 31 anos e presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).

A cooperativa foi idealizada por três freiras em 1980, mas só em 2004 um grupo de mulheres tirou a Coopercuc do papel. Em 2016, quando Denise tinha 27 anos, foi eleita como a primeira presidente mulher da história da organização. Desde que assumiu o cargo, trabalhou para reforçar as parcerias existentes e retomar as vendas, que caíram em quase 80% com a chegada da pandemia de Covid-19. Hoje, a cooperativa reúne 270 produtores, 70% dos quais são do sexo feminino.

Produtos como doces, geléias, compotas e polpas de frutas típicas da caatinga, como o umbú e o maracujá, além de cervejas artesanais e mercadorias vindas dos Quintais Produtivos (pequenas plantações perto das residências), como hortaliças, frutas, mandioca, ovos e galinha caipira, garantem o sustento de todas as famílias cooperadas. Por serem produtos perecíveis, foi necessária a reestruturação do sistema de vendas na Coopercuc.

Novos desafios

A pandemia não só dificultou o acesso a insumos, como embalagens, tampas e rótulos, mas também paralisou as fábricas da cooperativa, que ficaram fechadas nos primeiros meses. Com isso, Denise precisou concretizar um desejo antigo da administração da cooperativa: a implementação de um e-commerce.

Na tentativa de recuperar os prejuízos gerados, a Coopercuc fez duas parcerias. A primeira com a Amazon Hub, plataforma de soluções em logística em São Paulo. A segunda com a Escoaf, startup que comercializa produtos de agricultura familiar de maneira virtual e faz entregas em Salvador e na região metropolitana da capital baiana. Dessa maneira, os cooperados têm os produtos anunciados digitalmente, restabelecendo a relação com o comprador sem colocar funcionários em risco.

Volta por cima

As colaborações geraram um aumento de 30% nas vendas online de toda a cooperativa, amenizando os impactos negativos da pandemia. A estratégia idealizada por Denise e os resultados promissores da ação inspiraram a Coopercuc e outras cooperativas e produtores a apoiar o “Guia Prático para Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar: Lições aprendidas no período de pandemia e novas perspectivas”, desenvolvido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

O oficial de programas do Fida e responsável pelo projeto, Hardi Vieira, explica que o principal motivo para o desenvolvimento do Guia foi a necessidade da adoção de novas práticas e instrumentos para os produtores.

“Com a pandemia, o uso das ferramentas digitais, como folders virtuais, e-mail marketing e cards pelo WhatsApp se tornou ainda mais acessível para os pequenos agricultores. Com isso, o Guia também chama atenção no âmbito da política pública para o investimento na digitalização e acesso à internet e provedores de sinal de celular no campo e nas comunidades mais remotas e afastadas”, relata.

O Guia está disponível em português e inglês e seus impactos contemplam não apenas o produtor, mas o consumidor. “Para os pequenos produtores, o impacto direto é o aumento da renda e a criação de novos e inovadores canais de comercialização. Também prevê a aprendizagem e troca de experiências entre agricultores e associações de produtores e serve como mecanismo de capacitação aos técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Finalmente, para o consumidor, o impacto é disponibilizar mais alimentos, principalmente alimentos saudáveis e agroecológicos, tendo assim o impacto em nível de segurança alimentar e nutricional”, explica o oficial do Fida.

Para ler o “Guia Prático para Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar: Lições aprendidas no período de pandemia e novas perspectivas” acesse aqui.

Tags: agricultura familiarBahiaCanudosCoopercuce-commerceUauá
Artigo Anterior

Hora marcada tem 6 mil vagas para agendamento da primeira dose

Próximo Artigo

Parceria viabilizará 36 cursos profissionais gratuitos pelo ‘Treinar para Empregar’

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa
Economia

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Próximo Artigo

Parceria viabilizará 36 cursos profissionais gratuitos pelo 'Treinar para Empregar'

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Peça do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Salvador celebra o Novembro Capital Afro com Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Barco F333 GT Fibrafort

Maior fabricante de barcos da América Latina confirma sua estreia no Salvador Boat Show

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.