BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Setor de serviços da Bahia fecha 2021 com alta recorde de 9,8%

REDAÇÃO por REDAÇÃO
10/02/2022
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0
setor de serviços

Os serviços prestados às famílias (12,3%) tiveram a maior alta (Foto: Licia Rubinstein/Ag. IBGE)

Share on FacebookShare on Twitter

O volume do setor de serviços na Bahia cresceu 1,7% em dezembro de 2021, frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, intensificando o avanço que já havia sido registrado na passagem de outubro para novembro (0,4%). O desempenho dos serviços no estado foi um pouco melhor do que no país como um todo (1,4%) e acompanhou o movimento de alta registrado em 19 das 27 unidades da Federação. A Bahia teve o nono maior aumento. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

No confronto com o mesmo mês do ano anterior, em dezembro de 2021 os serviços na Bahia também tiveram aumento (5,4%). O resultado, porém, ficou bem abaixo do registrado nacionalmente (10,4%) e foi apenas o 21o dentre os 27 estados – 24 dos quais viram o volume de serviços prestados avançar nessa comparação. Registrando resultados positivos consecutivos entre abril e dezembro (em 9 dos 12 meses do ano passado), os serviços na Bahia tiveram um crescimento recorde em 2021 (9,8%), o maior desde o início da série histórica da PMS, em 2012 para o indicador anual. Foi também o primeiro avanço do setor no estado depois de seis anos de quedas seguidas.

Ainda assim, o resultado do ano passado para os serviços baianos foi inferior ao do país como um todo (10,9%) e apenas o 18o entre os 27 estados – todos mostrando crescimento do setor no acumulado em 2021.

Atividades 

O avanço histórico do volume dos serviços prestados na Bahia em 2021 frente ao ano anterior (9,8%) foi resultado de crescimentos acumuladas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.

Apenas o grupo dos outros serviços mostrou queda acumulada no ano passado (-8,6%). Ele tem o menor peso na estrutura da receita do setor de serviços da Bahia e já vinha com resultados anuais negativos seguidos desde 2015. É um grupo bastante diversificado, que reúne desde serviços de apoio às atividades agropecuárias até serviços imobiliários e de gestão de condomínios, além de uma série de serviços ligados ao mercado financeiro e gestão de resíduos e esgoto.

Embora disseminado, o crescimento do setor de serviços baiano em 2021 teve um peso importante do avanço dos serviços prestados às famílias. Depois da queda recorde verificada em 2020 (-39,8%), esse segmento mostrou o maior aumento de volume da série histórica (49,6%), acima do recuo registrado no ano anterior.

Com o segundo maior avanço anual, o grupo transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,4%) também teve influência importante no resultado positivo de 2021, na Bahia.

Tags: BahiaIBGEsetor de serviços
Artigo Anterior

Mercado Livre e Mercado Pago têm mais de 750 vagas abertas no Brasil

Próximo Artigo

Câmara aprova MP que cria programa habitacional para policiais

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jorge Khoury, Ana Paula
Economia

Prefeitura e Sebrae firmam parceria para estimular economia criativa em Salvador

Colheitadeira de soja
Economia

Conab estima safra em 345,2 milhões de toneladas em 2024/25 com recorde na produção de milho e soja

Reunião na ABI
Economia

Realidade logística da Bahia é apresentada na Associação Baiana de Imprensa

Próximo Artigo

Câmara aprova MP que cria programa habitacional para policiais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Galpão de estoques

Simpress inaugura hub logístico em Salvador para descentralizar operação

Rodrigo Pimentel, Jerônimo Rodrigues e Marcius Gomes

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novos secretários da Saeb e Secti

Diego Villar

Moura Dubeux tem lucro recorde de R$ 120 milhões no 2º trimestre

Maxx Passos e Jerônimo Rodrigues

Max Passos é nomeado novo diretor-geral do DETRAN-BA

Evento ABAPA

Comemorando 25 anos, Abapa promove Dia do Algodão com inovação e visão de futuro

Operários na lavoura

Plano Safra: BNDES atinge R$ 10 bilhões de recursos aprovados

Jorge Khoury, Ana Paula

Prefeitura e Sebrae firmam parceria para estimular economia criativa em Salvador

Jivânia Costa

Projetos sociais da Bracell beneficiam 75 mil pessoas na Bahia

Fachada do banco do Brasil

BB tem lucro de R$ 11,2 bi no primeiro semestre, queda de 40,7%

Vista aérea da Saudali

Saudali reforça presença na Bahia e apresenta portfólio completo na Superbahia 2025

Diego Villar

Moura Dubeux tem lucro recorde de R$ 120 milhões no 2º trimestre

Operários na lavoura

Plano Safra: BNDES atinge R$ 10 bilhões de recursos aprovados

Jorge Khoury, Ana Paula

Prefeitura e Sebrae firmam parceria para estimular economia criativa em Salvador

Jivânia Costa

Projetos sociais da Bracell beneficiam 75 mil pessoas na Bahia

Fachada do banco do Brasil

BB tem lucro de R$ 11,2 bi no primeiro semestre, queda de 40,7%

Vista aérea da Saudali

Saudali reforça presença na Bahia e apresenta portfólio completo na Superbahia 2025

Diego Villar

Moura Dubeux tem lucro recorde de R$ 120 milhões no 2º trimestre

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.