BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas no comércio caem mais de 12%, informa o IBGE

REDAÇÃO por REDAÇÃO
18/10/2016
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

As vendas de móveis e eletrodomésticos caíram mais de 17% em agosto (Foto: AG. Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

O comércio varejista na Bahia continua apresentando queda no volume de vendas. No mês de agosto, a taxa registrada foi negativa em 12,1% em relação a igual mês do ano passado. A variação apresentada pelo estado seguiu a mesma tendência do varejo nacional que registrou a taxa negativa de 5,5%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano foi negativa em 1,1%. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a agosto de 2015, revelam que, novamente, todos os oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento negativo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-19,2%); Móveis e eletrodomésticos (-17,1%); Combustíveis e lubrificantes (-15,3%);Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-12,3%); Tecidos, vestuário e calçados (-10,2%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-9,6%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-8,0%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7,0%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variação negativa o de móveis com 20,9%, o de eletrodomésticos com 15,2%, e Hipermercados e supermercados com 2,9%, respectivamente.

Quanto aos segmentos que mais influenciaram o comportamento negativo das vendas na Bahia, por ordem decrescente têm-se: Combustíveis e lubrificantes; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Móveis e eletrodomésticos; e Outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Combustíveis e lubrificantes

Em agosto, a atividade de Combustíveis e lubrificantes exerceu, na Bahia, o maior peso para a queda verificada nas vendas. Esse comportamento continua sendo atribuído ao menor ritmo da atividade econômica, ao menor poder de compra da população, além da elevação dos preços dos combustíveis acima da inflação no acumulado dos últimos 12 meses, bem como a redução na compra de carros novos.

O segundo a contribuir negativamente para o comportamento das na Bahia foi Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo,segmento de maior peso para o Indicador de Volume de Vendas do Comércio Varejista. A queda nesse mês é a décima sexta consecutiva. A elevação dos preços no grupo afeta negativamente a renda real, reduzindo o poder de compra da classe trabalhadora sobre os bens do segmento.

O segmento de Móveis e eletrodomésticos foi responsável pela terceira maior influência negativa na formação da taxa do varejo. Esse comportamento reflete não somente a queda na renda disponível, mas também a seletividade do crédito, resultando no elevado custo de financiamento. Quando observado o comportamento do segmento nos meses anteriores, constata-se que desde janeiro de 2015, o volume de vendas para a atividade vem sendo negativo.

A quarta maior influencia foi exercida pelo segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico. Nem mesmo a comemoração do Dia dos Pais aqueceu as vendas desse segmento, apesar de englobar diversos segmentos como lojas de departamento, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos, etc, que comercializam produtos de menor valor agregado.

Comportamento do comércio varejista ampliado

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, registrou, em agosto, decréscimo nas vendas de 9,0%, em relação a igual mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a retração no volume de negócios foi de 12,4%.

O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou variação negativa de 1,3%, em relação a igual mês do ano anterior. Apesar do ritmo de queda menos intenso, as incertezas sobre o cenário econômico nos próximos meses continuam influenciando a decisão dos consumidores em adquirirem bens de maior valor agregado. Em relação ao segmento Material de Construção, também se observa queda nas vendas no mês de agosto (-8,3%), quando comparado ao mesmo mês do ano de 2015. Esse comportamento também continua sendo justificado pelo menor ritmo da atividade econômica, menor oferta de crédito e comprometimento da renda familiar com as despesas correntes.

Tags: combustíveiscomércioIBGESEIsupermercadosvarejo
Artigo Anterior

Chevrolet revela versão brasileira do Novo Tracker

Próximo Artigo

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,28% no ano

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Praveen Singhavi
Atualidade

Bracell reúne especialistas e autoridades para discutir a importância do Brasil na agenda climática global

Bahia mantém dívida baixa em 2025, com queda expressiva nas últimas décadas
Economia

Bahia mantém dívida baixa em 2025, com queda expressiva nas últimas décadas

Centro de distribuição mercado livre
Economia

Mercado Livre amplia presença na Bahia com novo Centro de Distribuição em Simões Filho

Próximo Artigo

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,28% no ano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Centro de distribuição mercado livre

Mercado Livre amplia presença na Bahia com novo Centro de Distribuição em Simões Filho

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Composição do VLT

Governo da Bahia avalia levar o VLT de Salvador até Camaçari

Braskem na COP30: indústria como parte da solução

Braskem na COP30: indústria como parte da solução

Flávio Marinho

Lighthouse, casa de investimentos com foco no Norte e Nordeste, anuncia novo sócio, Flavio Marinho, ex-Senai Cimatec

Praveen Singhavi

Bracell reúne especialistas e autoridades para discutir a importância do Brasil na agenda climática global

Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

Reunião da APOINME

Às vésperas da COP 30, povos indígenas denunciam avanço da indústria do petróleo e gás sobre seus territórios

Caixa criará fundo imobiliário para levantar recursos para os Correios

Caixa criará fundo imobiliário para levantar recursos para os Correios

Simone Caetano

Circuito Estações dos Vinhos une enogastronomia, inclusão e empreendedorismo na Bahia

Colheitadeira de soja

Bahia tem sete cidades entre as 50 maiores produtoras agrícolas do Brasil e se consolida como líder no Nordeste

Peça promocional do Costa do Suípe Open

Retorno do Costa do Sauípe Open aquece o turismo esportivo na Bahia

Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

Reunião da APOINME

Às vésperas da COP 30, povos indígenas denunciam avanço da indústria do petróleo e gás sobre seus territórios

Caixa criará fundo imobiliário para levantar recursos para os Correios

Caixa criará fundo imobiliário para levantar recursos para os Correios

Simone Caetano

Circuito Estações dos Vinhos une enogastronomia, inclusão e empreendedorismo na Bahia

Colheitadeira de soja

Bahia tem sete cidades entre as 50 maiores produtoras agrícolas do Brasil e se consolida como líder no Nordeste

Peça promocional do Costa do Suípe Open

Retorno do Costa do Sauípe Open aquece o turismo esportivo na Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.