BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Atualidade

A cervejaria que vai ‘contra a maré da mesmice’

REDAÇÃO por REDAÇÃO
25/03/2022
em Atualidade
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Débora, profissional da cervejaria Proa na fábrica

Para Débora, a receita do sucesso é atrelada a vários fatores, principalmente à resiliência (Fotos: Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

Por ANDERSON ORRICO

De olho nas regiões Norte e Sul do estado, Proa Cervejaria pretende expandir a distribuição na Bahia e aposta na qualidade da cerveja artesanal para conquistar o público cervejeiro local. Sem divulgar faturamento, a química e empresária Débora Lehnen, acredita numa crescente do empreendimento, que já conta com cinco bares, localizados em Salvador e região metropolitana, além de  uma fábrica em Lauro de Freitas.

“Estamos sempre em expansão. Apesar de estarmos nos recuperando da pandemia, queremos alcançar o maior número de pontos de vendas, como lojas especializadas, hóteis, grandes redes de mercados e bares”, planeja Débora. Atualmente a venda em outros estados é bem pontual por conta dos custos com impostos e não consegue ser tão competitivo. “De vez em quando enviamos alguma mercadoria para Recife, São Paulo, Santa Catarina, Rio e Goiás, mas nada tão expressivo”, pontua.

A projeção da Proa é alcançar cidades como Porto Seguro, Itacaré, Maraú, Ilhéus e também o Litoral Norte, de Arembepe a Porto do Sauípe. Débora conta que abrir bares nunca foi o plano, mas surgiu como uma estratégia comercial de tornar a marca conhecida e suprir uma necessidade desse tipo de estabelecimento em Salvador, o que terminou se estendendo para outros locais como Lauro de Freitas e Praia do Forte.

Aberta oficialmente em meados de 2018 e com mais de 30 funcionários, a cervejaria está se reestruturando do impacto causado pela pandemia de covid, visto que os bares tiveram que ser fechados e ficaram atendendo apenas em sistema de delivery. “O legal foi que conseguimos tomar atitude logo. Entendemos que seria algo a longo prazo e começamos a renegociar alguns contratos, desde os aluguéis aos sistemas. O nosso quadro foi muito prejudicado e tivemos que fazer várias demissões”, lamenta Débora.

Nesse período, os investimentos de novos equipamentos tiveram que ser suspensos e redirecionados para o pagamentos de fornecedores e bancos. A fábrica passou a vender todo o estoque já existente para amenizar os custos por conta da alta de insumos. Passado o período de maior crise, os investimentos voltaram a ser colocados em pauta, os bares reabertos e foi retomada a recontratação dos funcionários.

Cerveja de qualidade

Natural do Rio Grande do Sul, Débora conta que quando chegou em Salvador sentiu falta de uma cerveja artesanal de qualidade, então começou a produzir em casa para consumo próprio. A partir daí a vontade de empreender falou mais alto e foi para Blumenau (SC) com o objetivo de se especializar no assunto e colocá-lo em prática em terras baianas. Após um ano de estudos se expecializando como mestre cervejeira, retornou para Salvador, já com investidor, e abriu a fábrica. “Inicialmente o plano de negócios era bem diferente, mas a gente acabou se instalando em Lauro, com uma unidade produtiva bem maior do que estava previsto”, comemorou a empresária.

O processo de abertura da fábrica foi iniciado em 2017. Após um período morando na Califórnia (EUA), Débora achou interessante o modelo adotado lá em algumas cervejarias e quis implantar na Proa. “Queria trazer um espaço cervejeiro e diferente do que já tinha aqui, então trouxe de lá o modelo taproom, que é um local de serviço destinado a comercializar as cervejas de uma determinada cervejaria, no caso, da Proa”, explica.

A planta conta com mais de 1.000m² para produção, maturação e envase. Ao todo, são 23 rótulos, de diversos estilos e sabores, dentre eles o “Já que sou brasileira”, “Porreta”, “Porreta du Carvalho” e a “Carrie Nations”.

Além das visitas guiadas, a fábrica também dispõe de um bar, onde são comercializadas todas as cervejas produzidas ali e investiu em eventos temáticos para atrair o público, como o Saint Patrick’s Day – dia de São Patrício, originalmente festejado na Irlanda, e uma versão baiana da tão famosa Oktober Fest.

Como surgiu o nome

O nome Proa surgiu da necessidade de fugir do óbvio. “Estava procurando algo que fosse curto, fácil de lembrar e remetesse à Bahia, porém sem ser clichê. Proa tem tudo a ver com mar, eu sou muito apaixonada e é a parte da frente do barco, direção sempre pra frente e que navega novos mares e vai contra a mesmice, que é o nosso slogan. É muito a vibe da Bahia e moderno”, contou entusiasmada.

Para Débora, a receita do sucesso é atrelada a vários fatores, principalmente à resiliência. “Para ser uma empresária precisa muito de capacitação, porque infelizmente como mulher ainda somos colocadas muito à prova e temos que mostrar a todo momento que sabemos fazer. Precisa ter também muita força para recomeçar e energia para tocar em frente”.

Pessoas degustando cerveja Proa
Fábrica da cervejaria proa
Garrafas das cervejas proa
Imagem de fábrica de cerveja
Imagem de cervejas sendo tiradas na pressão
O anuário mostra ainda que, em 771 municípios brasileiros, há pelo menos uma cervejaria
Imagem de uma fábrica de cervejas
Tags: Bahiacerveja artesanalProa CervejariaRecifeSalvadorSanta CatarinaSão Paulo
Artigo Anterior

Taxa de empreendedorismo voltou a cair no Brasil em 2021

Próximo Artigo

Consumidor tem até quinta-feira para negociar dívidas com descontos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lançamento Abaoa Conecta
Atualidade

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Dique do Tororó
Atualidade

Ato em memória às vítimas de trânsito acontece nesta sexta (14) no Dique do Tororó

Ivan Euler e Walter Pinto Jr.
Atualidade

Salvador segue na COP30 e apresenta avanços da agenda climática municipal

Próximo Artigo

Consumidor tem até quinta-feira para negociar dívidas com descontos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Shoppings Salvador e Barra

Casas Bahia enfrenta ações de despejo em dois shoppings de Salvador por inadimplência

Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Funcionários do ICMBio

ICMBio reforça quadro com novas nomeações e amplia capacidade de gestão ambiental

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Entrada COP30

Salvador será destaque na COP30 com coordenação de painéis oficiais e apresentação de ações pela mudança climática

Freitas Varejo abre unidade no Salvador Shopping

Lançamento Abaoa Conecta

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Dique do Tororó

Ato em memória às vítimas de trânsito acontece nesta sexta (14) no Dique do Tororó

Ivan Euler e Walter Pinto Jr.

Salvador segue na COP30 e apresenta avanços da agenda climática municipal

Saville Alves e equipe

A SOLOS foi reconhecida internacionalmente ao vencer o Climate Resilience Awards for Business

Placas solares

Rede D’Or consolida maior contrato de energia limpa da saúde e reduz em 90% o uso de gás anestésico poluente

Dra. Amanda Gurgel

Rio Concept inaugura primeira unidade em Salvador e apresenta estrutura voltada à medicina estética e transplante capilar

Lançamento Abaoa Conecta

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Dique do Tororó

Ato em memória às vítimas de trânsito acontece nesta sexta (14) no Dique do Tororó

Ivan Euler e Walter Pinto Jr.

Salvador segue na COP30 e apresenta avanços da agenda climática municipal

Saville Alves e equipe

A SOLOS foi reconhecida internacionalmente ao vencer o Climate Resilience Awards for Business

Placas solares

Rede D’Or consolida maior contrato de energia limpa da saúde e reduz em 90% o uso de gás anestésico poluente

Dra. Amanda Gurgel

Rio Concept inaugura primeira unidade em Salvador e apresenta estrutura voltada à medicina estética e transplante capilar

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.