O Banco PAN (BPAN4) registrou lucro líquido de R$195 milhões no primeiro trimestre de 2022, apresentando leve aumento frente ao mesmo período do ano passado, quando somou R$190 milhões. Em 12 meses, a base de clientes avançou 94%, chegando a 19,4 milhões, totalizandoR$36,2 bilhões de carteira de crédito, crescimento de 20%. O ROE da companhia foi de 13,3% a.a.
O número de correntistas e cartonistas (banking clients) do PAN chegou a 14,7 milhões em março, aumento de 146% em relação ao 1T21, com carteira de crédito de R$14,6 bilhões, aumento de 40% em um ano, decorrente da forte originação in app, reflexo do engajamento dos clientes com a oferta de uma plataforma digital completa de banking e consumo.
“Seguimos focados em fortalecer a relação com os nossos clientes. Por isso, neste trimestre lançamos o novo app do PAN, com melhor desempenho e ofertas contextualizadas, promovendo o cross-sell individualizado e aprimorando a experiência de consumo e crédito”, explica Mauro Dutra, CFO do Banco PAN.
A diversificação de produtos e canais fortalece a capacidade do PAN de ofertar crédito adequado aos clientes em diferentes momentos. No 1T22 o nível de inadimplência acima de 90 dias sobre a carteira foi de 6,8%, refletindo a mudança gradual no mix com crescimento do cartão de crédito, financiamento de veículos e empréstimo pessoal.
“Conseguimos crescer mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador e estamos satisfeitos com o desempenho do PAN neste primeiro trimestre. Tivemos bons resultados na originação de crédito, com 88% do nosso portfólio colateralizado. Agora, com a conclusão da incorporação das ações da Mosaico, nossa expectativa é capturar valor do fluxo de clientes Buscapé e Zoom, para ofertar o produto mais adequado, no menor preço e na melhor condição de crédito e pagamento”, complementa Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do PAN.
A aquisição da Mosaico ampliou a oferta de produtos e serviços do banco, como, por exemplo, o lançamento dos cartões cobranded Buscapé e Zoom, que já alcançaram mais de 1,1 milhão de solicitações desde novembro de 2021.
Para os próximos meses, o banco aposta em um pipeline robusto de produtos, como o lançamento oficial do Saúde PAN, cartão em parceria com a Elo, Buy Now Pay Later e financiamento de veículos in app.
“Seguimos ganhando escala e fortalecendo o business de crédito com excelência comprovada de execução. Evoluímos nossa plataforma de banking, integrando e-commerce (Mosaico), Autos (MobiAuto) e saúde (Saúde PAN)”, conclui Cadu.