Uma pesquisa realizada pela Trigg com 5.376 pessoas, entre os dias 11 e 18 de abril, mostra que 71% dos brasileiros fizeram mais compras esse ano em relação a 2021 e quase 80% pretendem continuar comprando neste mesmo ritmo ou até mais nos próximos meses.
A pesquisa tem como objetivo entender onde os brasileiros pretendem gastar e de que maneira. E embora em um cenário de inflação, o levantamento constatou que as pessoas aumentaram as compras e pretendem comprar mais ao longo do ano.
Para 69% dos entrevistados, a principal forma de pagamento tem sido o cartão de crédito, seguido pelo Pix, com 21%. Além disso, 82% diz ter notado um uso maior do cartão de crédito comparado a 2021.
“Temos observado uma tendência maior das pessoas usando o crédito para compras de rotina, como no supermercado, restaurante, farmácias e mercearias. Até então o cartão era usado para compras de maior valor agregado e, agora, passou a ser o principal meio de pagamento do brasileiro. Hoje é possível entender como a democratização do crédito tem sido importante na vida da população e aqui na Trigg estamos sempre focados em oferecer vantagens para os clientes que usam o nosso produto, seja com cashback em todas as compras, seja por meio das nossas ações de Educação Financeira para o melhor uso do crédito, afirma o CEO da Trigg, Wellington Alves.
Mudança
Outra mudança é a preferência pelas lojas físicas, 53%, reforçando a tendência de saída maior de casa para as compras. A média de consumo tem sido, para 22% dos entrevistados, entre R$1.500 a R$3.000 e, para 21%, mais de R$3.000. A prioridade na lista de consumo tem sido: alimentação, educação e eletrônicos e tecnologia.
De acordo com o levantamento, 97% perceberam um aumento significativo nos preços e os setores da alimentação (89%), roupas e sapatos (30%) e saúde (29%) foram onde essa percepção, segundo eles, foi maior.
Outro dado que chama a atenção é que para mais da metade das pessoas (53%) o que mais atrai na hora de comprar é a facilidade no pagamento ou maior parcelamento no crédito (sem juros), seguido por promoções (47%) e frete mais barato ou grátis (46%).
E com a intenção de compra em alta, a previsão para as próximas datas comemorativas também segue esse ritmo: 67% pretende comprar no Dia das Mães, 58% no Natal e 55% na Black Friday.