A Americanas S.A. registrou crescimento de 22% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com os primeiros três meses do ano passado. A expansão é reflexo da boa performance em todas as plataformas de negócios, com o físico crescendo 27% e o digital, 20%, mesmo diante de uma base forte de comparação (+89% no 1T21). A rentabilidade também foi destaque no período: o Ebitda cresceu 58%, atingindo R$660 milhões, o maior valor da história para o período. Mesmo em um momento desafiador do cenário econômico, a Americanas, com seu modelo de negócio que prioriza crescimento com sustentabilidade, comprova sua resiliência, baseada na alta recorrência de compras e na oferta de uma experiência cada vez mais multicanal, fortalecida pela combinação das operações do físico e digital.
O sucesso dessa estratégia fica evidente com a adição de 4 milhões de clientes no período de 12 meses, com a base ativa de clientes totalizando 52 milhões no 1T22, assim como o crescimento de 20% do número de itens vendidos e de 17% das transações no período. A companhia ampliou seu sortimento em 37% nos últimos doze meses, totalizando 136 milhões de ofertas disponíveis.
A baixa dependência de algumas categorias de tíquete médio alto, somada à alta recorrência de compras e à credibilidade conquistada junto aos clientes, ajudam a explicar essa performance. Hoje, a Americanas é uma das cinco marcas mais influentes do Brasil, segundo pesquisa divulgada em abril pelo Ipsos (Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública), sendo a primeira marca brasileira no ranking.
Com a criação da Americanas S.A., a multicanalidade já é uma realidade da operação, com as lojas se tornando um importante hub de relacionamento e distribuição. A companhia inaugurou 28 novas lojas em 2022, totalizando 3.581 lojas. Como resultado, no primeiro trimestre de 2022, quase 35% das entregas foram realizadas em até 3 horas. Um ano atrás, esse percentual era de 14%. Além da infraestrutura das lojas para reduzir tempo e custo de entrega, também investiu em inteligência artificial e análise de dados para otimizar fluxos e processos.
A AME, fintech da Americanas S.A., também se destacou no primeiro trimestre quando atingiu a marca de 32 milhões de downloads, com um TPV (volume total de pagamentos) de R$ 7,8 bilhões, crescimento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior. A operação se mostra cada vez mais relevante e estratégica, gerando o aumento da frequência e do gasto médio, além de potencializar a aquisição de novos clientes.
Os resultados de AME estimulam ainda mais a IF, motor de inovação da Americanas e responsável por liderar 10 fusões e aquisições entre 2020 e 2021, a seguir com o objetivo de incentivar o uso de novas tecnologias e buscar oportunidade para entrada em novos negócios. Com isso, a Americanas anunciou em abril a estruturação da vertical de corporate venture capital (CVC) com a intenção de investir em até 20 startups neste ano em setores que tenham conexão com as estratégias de negócio da companhia, como tecnologia, cyber, fintech, logística e advertising.
“A combinação dos negócios e o foco na recorrência nos permitem divulgar, hoje, mais um trimestre com resultados relevantes. O momento desafiador do cenário econômico exige que sejamos ainda mais eficientes na busca contínua do equilíbrio das principais variáveis operacionais e financeiras do nosso negócio. Somos conscientes do nosso papel social e da nossa relevância na relação com colaboradores, clientes, fornecedores, sellers, merchants, franqueados, entre outros parceiros estratégicos. Mantivemos a rotina de proximidade e com ouvidos atentos para encontrar as melhores soluções para todos os participantes do ecossistema Americanas”, afirma o CEO da Americanas S.A., Miguel Gutierrez.
Estratégia ESG reconhecida internacionalmente
A atuação da Americanas S.A. para cumprir seu propósito de somar o que mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas, em linha com a estratégia ESG transversal a todas as suas áreas, conquistou relevantes reconhecimentos neste primeiro trimestre. Em janeiro, a Americanas S.A. entrou pela primeira vez no The Sustainability Yearbook 2022, anuário que reúne as empresas com melhores performances em sustentabilidade do mundo. A companhia foi destaque na seleção feita pela S&P Global em critérios como transparência de informações, ética e conduta, compromissos ambientais e de impacto social. E também foi listada no ranking das companhias abertas com as melhores notas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da bolsa brasileira, a B3.